Agora é oficial: o Apple Music finalmente passou a oferecer suporte para áudio lossless e para o áudio espacial, compatível com o Dolby Atmos. No evento WWDC 2021, da gigante da maçã, a companhia anunciou que os novos formatos já estão disponíveis para as versões iOS 14.6, iPadOS 14.6, macOS 11.4 e tvOS 14.6.

O áudio lossless (áudio sem perdas, traduzido para o português) é um formato de som sem compressão — ou com o mínimo possível dela — que oferece uma qualidade musical muito próxima daquela de um estúdio. Normalmente, ele é escolhido com mais frequência por “audiófilos” e entusiastas do mercado fonográfico.

publicidade

Já o áudio espacial, por sua vez, é descrito pela Apple como a “qualidade de som líder da indústria” e permite que os artistas ofereçam “experiências imersivas de áudio para os fãs com som e nitidez multidimensionais”. Isso porque o recurso é compatível com o Dolby Atmos, que consiste em uma expansão aos canais de som surround comuns ao adicionar controles de altura e profundidade.

Tanto o áudio lossless quanto o suporte ao Dolby Atmos foram disponibilizados pelo Apple Music gratuitamente para assinantes do serviço de streaming de música da maçã. Isso significa que usuários das assinaturas Familiar, Individual ou Universitária não terão que desembolsar recursos extras para uma experiência de áudio mais imersiva.

publicidade

Caso queira saber como ativar os recursos de áudio em seu dispositivo Apple, acompanhe o tutorial abaixo.

Como ativar o áudio lossless

Com a assinatura da Apple Music em dia e com o seu dispositivo atualizado para a última versão do sistema operacional da maçã, entre em “Ajustes”, toque em “Música” e acesse “Qualidade de Áudio”.

publicidade
Acessando as configurações de música

Caso o recurso já esteja disponível para o seu dispositivo, basta ativar a chave da opção “Lossless Audio”.

Ativar a função lossless áudio para o Apple Music

Vale lembrar que os níveis de áudio lossless começam com qualidade de CD, que é 16 bits/44,1 kHz (kilohertz), chegando até 24 bits/48 kHz, e podem ser reproduzidos de forma nativa nos aparelhos Apple. O Apple Music também oferece Hi-Resolution lossless de até 24 bits/192 kHz.

publicidade

No entanto, a Apple informou que os fones sem fio AirPods, AirPods Pro, AirPods Max e Beats não suportam o áudio lossless.

Leia mais:

Como ativar o áudio espacial Dolby Atmos

Em iPhones ou iPads

Seguindo a mesma linha de ativação do áudio lossless, certifique-se de estar com seu dispositivo atualizado — além de possuir alguma assinatura da Apple Music, é claro.

Vá em “Ajustes”, acesse “Música” e procure pela opção Dolby Atmos.

Acessando as configurações de música da Apple

Será possível deixar a função sempre ativada, optar pela ativação automática ou mesmo desativar o recurso.

Ativando a função para ser reproduzida no Apple Music

Outros dispositivos

Para ativar o Dolby Atmos em seu Mac com o macOS 11.4, abra o app Apple Music, entre em “Músicas” na barra de menu, vá em “Preferências” e ative o Dolby Atmos.

Já em sua Apple TV 4K com tvOS 14.6, vá em “Configurações”, selecione “Música” e escolha a opção para ativar a função.

Importante frisar que, apesar de ambos os lançamentos, as funções parecem estar chegando aos poucos para os usuários da Apple. Isso significa que o recurso pode não estar disponível para todos os dispositivos atualizados ainda, mas em breve estará.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!