A Dolby anunciou que o Xbox Series S e X serão os primeiros consoles a oferecerem as tecnologias Dolby Atmos e, agora, Dolby Vision. A tecnologia de aprimoramento de som já havia chegado aos hardwares no lançamento dos mesmos, no fim de 2020, mas a de otimização de imagem apenas havia sido prometida pelas empresas. Jogadores, inclusive, já podem ter acesso à nova experiência visual imersiva, caso tenham TVs com suporte.

A Dolby Vision é uma tecnologia de imagem HDR que permite que os jogadores vejam mais dos jogos e aprimorem o gameplay com brilhos mais intensos, contraste mais acentuado, detalhamento incrível e mais cores vibrantes – um realce 40 vezes mais brilhante e níveis de preto dez vezes mais profundos.

publicidade

Mundos épicos, como florestas exuberantes ou cidades futuristas, parecem mais realistas com mais cor e detalhes. Ou seja, a Dolby Vision torna mais fácil que o jogador identifique os oponentes que se escondem nas sombras, além de permitir com mais facilidades encontrar pistas por meio de contraste expandido e melhor claridade em cenas iluminadas ou escuras.

xbox dolby
Dolby Vison e Atmos chegam ao Xbox Series S e X. Imagem: Divulgação

De acordo com o Xbox, mais de 100 jogos estarão disponíveis em Dolby Vision. Títulos como o vindouro ‘Halo Infinite’, por exemplo, aproveitarão todas as vantagens proporcionadas pela tecnologia de imagem, assim como a Dolby Atmos, que melhora os níveis sonoros de reproduções de áudios e efeitos – isso, em algumas condições, é superior ao conhecido surround.

Com o aprimoramento de som, a imersão torna-se muito maior, pois o som é tridimensional, fazendo com que haja maior perspectiva sonora do espaço dentro do game

O Xbox também garantiu que a robusta biblioteca de títulos já lançados em HDR ou Auto HDR também se beneficie da qualidade de imagem aprimorada da Dolby. As empresas, então, trabalharam juntas para trazer novos recursos de aprimoramento visual aos Xbox Series X e S, os quais fazem uso da tecnologia Dolby Vision para entregar uma experiência visual aprimorada para jogos clássicos em HDR10 e Auto HDR em televisões com suporte à tecnologia.

Leia mais:

Para ter a experiência de games com Dolby Vision, os jogadores precisarão de duas coisas: uma TV com suporte à tecnologia e, então, precisarão ativar as configurações de jogos next-gen no aparelho, como modo automático de baixa latência (ALLM) ou taxa de atualização variável (VRR).

Vale ressaltar que muitas das televisões de 2020 e 2021, além de um número seleto de modelos mais antigos com suporte à tecnologia, possuem configurações para jogos next-gen criadas para gameplay em Dolby Vision.

A parceria entre a Dolby e a Microsoft para aplicação de tecnologia nos consoles já é antiga. O Xbox One já possui o Dolby Atmos e Dolby Vision, por exemplo, mas somente para serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!