A bicicleta elétrica Super Leggera afirma ser a e-bike mais leve do mundo (talvez a segunda mais leve; veja ao final). Baseada em fibra de carbono, ela pesa apenas 9 kg e deve sair em edição limitada.

detalhe da e-bike
Divulgação/Ares Design

A Super Leggera é fruto da parceria entre a empresa italiana Ares Design e a High Performance Systems (HPS), de Mônaco, especializada em engenharia de mobilidade. Enquanto a Ares trabalhou no desenho da moldura e dos acabamentos ultraleves da e-bike, a HPS trouxe para a Super Leggera sua tecnologia Watt Assist, que permite equipar uma bicicleta estilo corrida com um motor elétrico de 200 watts.

publicidade

Essa potência, apesar de não muito alta, é responsável por um ligeiro impulso ao piloto capaz de diminuir a inclinação das subidas e, consequentemente, diminuir o desgaste físico. A distribuição de peso equilibrada foi alcançada alojando os componentes perto da área do suporte inferior com um centro de gravidade baixo, para dar à e-bike uma característica de condução esportiva.

detalhe do quadro da leve e-bike
Divulgação/Ares Design

Leia mais:

publicidade

As empresas trabalharam juntas por dois anos, realizando inúmeros testes em laboratório, cobrindo milhares de quilômetros na estrada. Elas contaram com apoio de ex-ciclistas profissionais para ajustar as qualidades dinâmicas da e-bike. Com estilo retrô, as peças de couro da Super Leggera são feitas à mão.

Guidão da Super Leggera
Divulgação/Ares Design

Os futuros clientes da Ares podem ser envolvidos no processo criativo de construção de suas bicicletas, desde a fase de concepção até a entrega do produto acabado. Eles poderão trabalhar com as empresas quanto ao dimensionamento, cores, estilos e pedidos customizados.

publicidade

A Ares está planejando uma primeira tiragem limitada de 24 e-bikes Super Leggera. Por ora, não há muitos detalhes sobre uma série de outras especificações importantes da bicicleta, como capacidade da bateria ou componentes principais.

Seria uma série ultraexclusiva se fossem carros de luxo. E o preço põe isso em contexto: a bike vai custar 18.950 Euros.

publicidade

Colocando esse valor em nossa moeda e desconsiderando diferenças de impostos e taxas, precisaríamos ter algo em torno de R$ 119.813, hoje (29/09).

É mesmo a mais leve?

Apesar da Ares afirmar que a Super Leggera é a bicicleta elétrica mais leve do mundo, outras e-bikes já estão rodando por aí forçando pouco os pneus. É o caso da Freicycle, que pesa 6,8 kg.

A Freicycle é uma e-bike do tipo faça-você-mesmo (DiY) que pesa 6,8 kg - Divulgação/Freicycle
A Freicycle é uma e-bike do tipo faça-você-mesmo (DiY) que pesa 6,8 kg – Divulgação/Freicycle

São 2,2 kg a menos que a Super Leggera. Porém, a Freicycle é fruto de uma construção customizada, do tipo faça-você-mesmo (DiY).

Já a HPS Domestique é provavelmente a bicicleta elétrica mais leve de produção atual, pesando apenas 8,5 kg. Logo, supera a Super Leggera em cerca de 500 gramas. Mas aqui pode haver um truque: nem a Domestique nem a Super Leggera são vendidas com pedais, o que pode levar à bike mais leve nominalmente terminar mais pesada que a outra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.