A pesquisa do Google vai mudar. Para evitar que os usuários cliquem em sites pouco confiáveis ou até mesmo tecnicamente ruins (com travamentos e pop-ups) os resultados vão passar a mostrar opiniões de outros usuários sobre as páginas.

Tudo vai ser feito pela expansão do recurso “Sobre este resultado”, lançado no começo deste ano. O modo hoje mostra os motivos daquele resultado ser exibido e uma breve descrição do site. No entanto, isso deve passar também a exibir mais detalhes como os autores do texto, a editoria e até um novo painel “Sobre a fonte” com ainda mais informações.

Nova pesquisa do Google

De acordo com a apresentação do Google, vai ser possível verificar quando um site ficou online pela primeira vez, o que ajuda a entender a credibilidade da página. O Google também conectará os usuários a mais informações sobre a própria fonte, conforme indexadas na web.

Leia mais:

publicidade

Também vão ser mostradas opiniões de outros usuários e empresas sobre aquelas páginas, além de notícias sobre o site. O Google diz que tentará priorizar os resultados úteis que não são criados ou controlados pelo site de origem, a fim de fornecer perspectivas independentes.

A pesquisa do Google também deve começar a mostrar uma aba com “Sobre o Tópico”, que vai indicar para o usuário outros temas ligados com a consulta original. Ainda não está claro como o mecanismo vai escolher isso. As funcionalidades devem ficar disponíveis nas próximas semanas inicialmente para os Estados Unidos e no futuro, em outros países também.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!