A Tembici, que opera no setor de micromobilidade (meios de transportes que servem para percorrer distâncias curtas), anunciou nesta quinta-feira (30) uma nova captação de US$ 80 milhões — cerca de R$ 420 milhões. O aporte, considerado o maior investimento em bicicletas elétricas da América Latina, foi liderado pela Crescera Capital.

Segundo a empresa, a quantia será usada para expandir o número de bikes elétricas rodando, aumentar a atuação da Tembici em outros países e investir em logística, uma nova linha de negócio da companhia.

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Para Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici, o aporte também reforça as oportunidades em mobilidade sustentável nas cidades: “Vamos ampliar os investimentos em tecnologia e dados, consolidar as bicicletas elétricas e o novo modelo de negócio muito focado na ‘cicloentrega’.”

Além disso, o executivo ressalta que o reforço no caixa vai permitir a expansão dos serviços da Tembici para outros mercados na América Latina.

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Tomás Martins (à esquerda) e Maurício Villar (à direita), fundadores da Tembici. Imagem: Divulgação/Tembici

Sobre as e-bikes (bicicletas elétricas), Tomás afirma que elas são o futuro da mobilidade e contribuem diretamente para cidades mais inteligentes e sustentáveis: “A e-bike expande a possibilidade de uso diário uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala”, avalia.

O executivo também aponta que o número de viagens com bicicletas elétricas cresceu 66% de janeiro a agosto de 2021.

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Segundo o CEO, a novidade também permite que as pessoas, que antes “combinavam diferentes meios de transporte em seus trajetos”, utilizem apenas uma bicicleta elétrica para se locomover, o que resulta “em benefícios para o meio ambiente, para a saúde e para o bolso do nosso usuário”, avalia.

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Crescimento em meio a pandemia

Comparado ao período pré-pandemia, a Tembici apresentou um crescimento de mais de 50% em receita e 300% em margem bruta. O resultado, segundo a empresa, é fruto da combinação entre patrocínios, receita de publicidade e receita de usuários, em linha com a estratégia de crescimento da marca.

Há um mês a empresa também anunciou o recebimento de uma linha de financiamento de R$ 29 milhões e já é responsável por mais de 50 milhões de viagens por ano. Parte do investimento será destinado ao iFood Pedal, um projeto realizado em parceria com o iFood.

Mauricio Villar, COO e co-fundador da Tembici, aponta que além da contribuição para diminuir impactos ambientais, a bicicleta também tem um enorme poder de transformação social: “Estamos investindo cada vez mais em ações como o projeto Doe 1 Viagem, que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social e o Vai Longe, programa de aceleração que teve sua estreia este ano e vai beneficiar projetos que fomentam o uso da bike nas cidades”, comenta Villar.

Por fim, o executivo aponta que, somente em 2020, mais de 4 mil toneladas de CO₂ foram “economizadas” com pedaladas.

Atualmente, os projetos da Tembici estão presentes nas principais capitais da América Latina: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília, além de Buenos Aires na Argentina e Santiago, no Chile. A companhia possui uma frota com 16 mil bicicletas.

Créditos da imagem principal: Halfpoint/Shutterstock

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