A Samsung continua aumentando a quantidade de celulares que podem ter a RAM expandida com memória virtual. Inicialmente o recurso alocava mais recursos para este componente em aparelhos intermediários, mas agora ele também está dando as caras em smartphones caros e potentes, como é o caso do recente topo de linha Galaxy Z Fold 3.

A memória interna dos smartphones vem crescendo e muita gente não utiliza nem metade dos 128 GB presentes, até mesmo em intermediários mais simples. Este tipo de armazenamento é veloz em muitos modelos e pode dar uma mão para a RAM, principalmente em aparelhos menos robustos e mais econômicos.

Leia também

Galaxy Z Fold 3 (Imagem: Mário Kurth/Olhar Digital)
Galaxy Z Fold 3 (Imagem: Mário Kurth/Olhar Digital)

Não que precise, mas o Galaxy A52s 5G começou a liberar o aumento de RAM com memória emprestada do armazenamento interno. O sistema operacional móvel do Google, com as mãos da One UI da Samsung, pega emprestado 4 GB do espaço para arquivos, apps e tudo mais, para aumentar a memória volátil. Com isso o smartphone alcança até 12 GB de RAM.

publicidade

RAM virtual deve aparecer em mais celulares da Samsung

Agora, alguns usuários encontraram a mesma possibilidade em um Galaxy Z Fold 3. O aparelho é o topo de linha mais recente da Samsung e também é o celular mais caro da marca coreana, esbanjando 12 GB de RAM em parte física, nada virtual. Com uma atualização de software para seu sistema operacional, essa quantidade pode subir para 16 GB.

Essa somatória de 12 GB em parte física e até 4 GB virtual não me parece fazer muito sentido em um celular já muito potente de fábrica, junto do Android 11 que sozinho consegue fechar apps, páginas da web e tudo mais que está no fundo para economizar a RAM e bateria – iOS também faz a mesma coisa.

Porém, em smartphones mais simples, o braço extra no desempenho é interessante e pode fazer diferença em modelos com 4 GB de RAM física ou menos. Claro que é bom oferecer a escolha para qualquer usuário lidar com a memória volátil de seu próprio produto e nisso a Samsung está mandando bem.

Via: SamMobile.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!