No mesmo dia em que ultrapassamos a triste marca de 600 mil mortos pela Covid-19, uma notícia pode dar um ar de esperança: já faz cinco dias que o Brasil apresenta média de mortes abaixo de 500.

Média móvel de mortes no Brasil está em menos de 500 há cinco dias. Imagem: BW Press / Shutterstock

Além disso, dois estados brasileiros não registraram nenhuma vítima fatal da doença nas últimas 24 horas: Acre e Amapá.

publicidade

As informações são do Consórcio Nacional de Veículos de Imprensa, que reúne dados das Secretarias de Saúde de todos os estados e do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, em média, 457 pessoas morreram de Covid-19, o que indica uma tendência de estabilidade de -13% na comparação com 14 dias atrás. O país voltou a apresentar tendência de estabilidade depois de um dia de queda na quinta-feira (7).

publicidade

Leia mais:

Média móvel é o melhor indicador para analisar a evolução da pandemia de Covid-19

Conforme ressalta reportagem do UOL, a média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, tendo em vista que esse índice corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados. 

publicidade

A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda e acima de 15%, aceleração. Se a taxa ficar entre esses dois valores, aponta para um quadro de estabilidade.

Treze estados apresentaram queda nesta sexta-feira (8), enquanto outros nove e o Distrito Federal tiveram estabilidade. Somente o Amazonas, Rondônia, Ceará e Sergipe tiveram aceleração. 

publicidade

Pela análise das regiões, a situação não é tão animadora, mas também não é crítica. Somente o Norte teve queda, com -38%. As demais se mantiveram estáveis: Centro-Oeste (-10%), Nordeste (-1%), Sudeste (-14%) e Sul (-15%).

É importante lembrar que esses índices se devem ao aumento da cobertura da imunização contra a doença no país, que já aplicou mais de 246 milhões de doses até o momento. Mais de 97 milhões de pessoas já receberam as duas doses ou dose única das vacinas oferecidas no Brasil: CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!