Por que WhatsApp não é popular nos EUA?

Apesar de estar presente em 180 países e ter mais de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp é pouco utilizado nos EUA; entenda os motivos
Por Matheus Barros, editado por Layse Ventura 08/10/2021 14h03, atualizada em 15/04/2024 16h57
WhatsApp no iPhone (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
WhatsApp no iPhone (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Quando o WhatsApp cai, boa parte do mundo sofre junto. Isso porque o aplicativo de mensagens se tornou um dos mais usuais meios de comunicação, alcançando mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. Porém, o que muita gente não sabe é que o app é pouco utilizado no país onde foi criado, os Estados Unidos.

Leia também:

Por que os americanos não usam WhatsApp?

WhatsApp Web na tela do computador e aplicativo no celular
Você sabia que o WhatsApp não é popular nos EUA? Entenda o motivo. Créditos: Antonio Salaverry/Shutterstock

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, menos de 20% dos usuários de smartphones dos EUA utilizam a ferramenta. Enquanto no Brasil, 99% dos smartphones têm o aplicativo instalado, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Existem alguns motivos que levam os norte-americanos a não utilizarem o WhatsApp. Um dos principais é a cultura do SMS. Grande parte da população dos EUA possui planos de telefonia móvel que abrangem SMS gratuitos, então eles já estão acostumados com a ferramenta que está disponível para todos os celulares.

Outro fator de grande relevância são outros aplicativos de mensagens, entre eles, o Messenger que é do próprio Facebook. Em 2021, 87% dos norte-americanos utilizaram o Messenger, 34% o FaceTime, 34% o Zoom, 28% o Snapchat, enquanto o WhatsApp foi utilizado por apenas 25%.

Entre os aplicativos de mensagens mais populares nos Estados Unidos também está o da própria Apple: iMessage. A ferramenta está presente nos aparelhos iOS, utilizados por 50% dos consumidores de telefonia móvel do país.

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.