A Rockstar anunciou que irá remover de todas as lojas virtuais as versões para consoles e PC dos clássicos jogos ‘GTA III’, ‘Vice City’ e ‘San Andreas‘. A desenvolvedora garantiu que os títulos não estarão mais listados.

A justificativa dada é óbvia: a remoção dos games ocorre para abrir terreno para a “preparação do lançamento” da aguardada coletâneaGTA: The Trilogy – The Definitive Edition‘ (confira teaser abaixo), que foi oficialmente anunciada recentemente. O título com o trio de games clássicos remasterizados chegará ainda em 2021 para PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5), Xbox One, Xbox Series S/X, PC e Nintendo Switch.

A decisão de remover os jogos originais gerou muita discussão e protesto entre os fãs, principalmente em torno da questão da preservação dos videogames. Os títulos, especialmente por conta do status lendário da série ‘GTA’, são tanto peças da história para o meio quanto experiências interativas, e reduzir o acesso é prejudicial para a capacidade de futuros jogadores e desenvolvedores de aprender (e se divertir) com os games, lançados no início dos anos 2000.

Outra preocupação dos players é a ordem em que tudo isso está acontecendo. As novas versões dos jogos na ‘The Definitive Edition’ ainda não têm uma data de lançamento definida e poucos detalhes sobre o conteúdo foram revelados. Logo, fãs estão chateados por não serem capazes de fazer uma escolha entre as opções mais antigas ou as renovadas. Embora a esperança seja por remasters com melhor aparência e jogabilidade, a palavra da Rockstar é o único fator de promessa, por ora.

publicidade

Leia mais:

Outra grande preocupação para muitos entusiastas é como a coletânea lidará com músicas licenciadas. Relançamentos anteriores de ‘GTA’ viram seções de trilhas sonoras consideradas icônicas sendo removidas devido a licenças expiradas, motivo para deixar alguns fãs preocupados que o mesmo possa acontecer aqui. Questionada, a Rockstar se mantém silenciosa sobre esse ponto.

Há ainda a possibilidade de ‘GTA: The Trilogy – The Definitive Edition’ ser lançado a um “preço cheio”. A varejista britânica Base listou no site oficial que o jogo pode chegar custando 54,85 libras esterlinas (aproximadamente R$ 412 na cotação atual) para os consoles da antiga geração e 64,85 libras (cerca de R$ 488) para a atual geração.

De qualquer forma, muitos fãs expõem críticas nas redes afirmando que a Rockstar deveria permitir a opção de escolha entre adquirir qual versão dos jogos clássicos comprar – no caso de os remasters não atenderem às expectativas.

Fonte: IGN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!