Considero ‘Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado‘, dirigido por Jim Gillespie em 1997, o suspense slasher mais icônico da história moderna, ao lado da franquia ‘Pânico’ – ambos roteirizados por Kevin Williamson. O filme revitalizou o subgênero nos anos 1990 e tornou-se um marco para a cultura popular, sendo responsável por ditar produções semelhantes nos anos a seguir. Isso, claro, complementado pela ótima e inesquecível presença em cena do quarteto protagonista: Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe e Freddie Prinze Jr.

Por tais razões, ninguém esperava que a série produzida pelo Amazon Prime Video fosse uma cópia ou mesmo uma continuação, mas que apenas mantivesse o que deu certo no longa original, baseado na obra de Lois Duncan, e modernizasse para trazer algo satisfatório e interessante. O serviço de streaming deu acesso para o Olhar Digital aos quatro primeiros episódios do reboot e a sensação que fica é a de que a produção tem muito potencial, mas sacrifica uma das singularidades mais marcantes do filme original: o terror (ou suspense) slasher.

publicidade

Veja, a característica mais básica do subgênero é um assassino em série com uma máscara ou fantasia que vai coletando vítimas ao longo do filme. O novo ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’, ao menos por ora, não dá uma face marcante ao assassino para que o público possa identificar, tal qual o Fisherman de 1997. Ao invés disso, opta por focar exclusivamente no mistério e no passado dos protagonistas para dar tempo de desenvolver os oito episódios prometidos.

Claro, os assassinatos existem e a figura tenebrosa de um serial killer à solta é presente. Porém, apenas uma das mortes até então foi exibida em tela da forma que o gênero solicita – ou seja, violentamente. As outras, no entanto, foram omitidas e o público só sabe que tal personagem teve a vida brutalmente tirada em uma cena posterior. Longe de mim passar a imagem que sou um crítico “sanguinário” e “pró violência”, mas uma produção slasher sem tal aspecto é no mínimo estranho, para não dizer broxante.

publicidade

Afinal, uma série sobre assassinatos sem a valorização devida dos mesmos não faz sentido e, por fim, resta apenas o mistério adolescente sobre quem está por trás das ligações, mensagens, perseguições e outros fatores que assombram a vida do quinteto de protagonistas fora as mortes – algo que, se não fosse pela ausência do aspecto escolar, seria mais um “copia e cola” de ‘Pretty Little Liars’ ou ‘Riverdale’.

eu sei o que voces fizeram no verão passado
Elenco de ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’ é repleto de atores novos. Imagem: Amazon Prime Video/Divulgação

Mesmo assim, há um charme em toda a produção do novo ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’. Gravada inteiramente na ilha de Oahu, no Havaí, a série capricha na ambientação litorânea estadunidense. Como a trama ocorre numa cidade aparentemente pequena, muitas cenas voltam a acontecer nos mesmos locais já vistos anteriormente, o que ajuda o público na questão de foco no enredo e de fácil familiarização com os personagens o ambiente em si.

publicidade

Em relação ao elenco, os jovens envolvidos na acidental morte que leva aos assassinatos em série cativam de forma tranquilo e atuam bem, cada um com a particularidade devida. Salvo a protagonista, a showrunner Sara Goodman preferiu escolher rostos praticamente novos e pouco conhecidos do público, algo bem-vindo e acertado, visto que até se assemelha muito à ideia utilizada na escolha de casting do filme original.

eu sei o que voces fizeram no verão passado
Madison Iseman é a protagonista e vive gêmeas na série reboot de ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’. Imagem: Amazon Prime Video/Divulgação

Madison Iseman, por sua vez, consegue um destaque notável que o tempo de tela dela nos dois últimos filmes da saga ‘Jumanji’ não haviam providenciado e dá show em cena. Ao estrelar a série interpretando duas personagens, as irmãs gêmeas totalmente diferentes em personalidade Lennon/Alison, ele mostra bom trabalho e consegue variar de forma natural do desespero aterrorizante ao sexy descontraído. A futura Saori Kido do live action de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ pega a produção para ela em vários momentos e mostra que tem potencial para crescer na indústria.

publicidade

De resto, é verdade que há poucas semelhanças entre a série ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’ com o filme original de 1997. Fora o acidente de carro junto ao atropelamento, o aspecto praiano, um aviso misterioso e um grupo de principais que diminui ao longo do tempo, há uma famosa angulação de câmera misteriosa em diversas cenas – que dá a sensação de que alguém está escondido, observando determinado personagem.

Em suma, a modernização feita pelo Prime Video caiu muito bem, principalmente por afastar-se quase totalmente de ser uma cópia ou continuação do longa original, mantendo para si apenas a premissa. Os últimos quatro episódios do seriado têm potencial para mais em todos os sentidos: trama, assassinatos, conclusão e etc. É possível até dizer, inclusive, que pode vir a ser uma das surpresas do ano no quesito popularidade.

eu sei o que voces fizeram no verão passado
Assassinato acidental na estrada é um dos únicos aspectos que lembram o filme original de 1997 – e isso é bom. Imagem: Amazon Prime Video/Divulgação

Mas, para isso, precisa definir logo para o que veio: se será mais uma série teen misteriosa regada à pegação, drogas e com exploração no passado dos personagens com uma pitada slasher ou se será, de fato, um produto que poderá renovar e, de fato, modernizar o subgênero – tal qual o filme original plenamente fez. Verdade seja dita: o Prime Video está com uma produção interessante em mãos na primeira metade. Resta saber o que será nos episódios finais…

Ficou interessado em assistir? Saiba que a série ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado‘ estreia no dia 15 de outubro, exclusivamente no Amazon Prime Video. Os primeiros quatro episódios serão lançados no mesmo e o restante chegará semanalmente. O elenco conta com Madison Iseman (‘Jumanji: Próxima Fase’), Brianne Tju (‘Light as a Feather’), Ezekiel Goodman, Ashley Moore (‘Popstar: Never Stop Never Stopping’), Sebastian Amoruso (‘Solve’), Fiona Rene (‘Stumptown’), Cassie Beck (‘Conectando’), Brooke Bloom (‘Homecoming’) e Bill Heck (‘I’m Your Woman’).

Confira abaixo trailer e sinopse oficiais:

“Baseada na franquia de filmes homônimos, ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’ acompanha um grupo de adolescentes prestes a se formar no ensino médio. Enquanto iam embora de uma festa com seus colegas de turma, os cinco sofrem um grave acidente de carro e acabam matando uma pessoa. Com medo da polícia, eles decidem esconder o corpo, mas o segredo não permanece escondido por muito tempo. Um ano depois, uma série de bilhetes acusatórios começam a surgir. Um assassino brutal sabe sobre seu macabro segredo e decide puni-los um por um.”

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!