A equipe russa que viajou à Estação Espacial Internacional (ISS) para rodar o primeiro filme fora da Terra está de volta. Como previsto, a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko aterrissaram no Cazaquistão à 01h36 (horário de Brasília) deste domingo (17), de acordo com agência espacial russa, Roscosmos.

Além da dupla, o cosmonauta Oleg Novitskiy também retornou ao planeta. Os dois artistas tinham partido para o espaço no início deste mês, viajando com o experiente cosmonauta Anton Shkaplerov para filmar cenas do filme “O Desafio”.

A Roscosmos publicou um vídeo no YouTube mostrando os tripulantes logo após o pouso. “Todas as operações ocorreram normalmente e a tripulação está se sentindo bem”, diz texto que acompanhou as imagens.

Viagem ao espaço

A equipe russa de cinema viajou ao espaço no último dia 5 de outubro. O lançamento ocorreu às 5h55 (horário de Brasília), do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A viagem a bordo da espaçonave Soyuz MS-19 durou pouco menos de quatro horas, com o transporte atracando no módulo Nauka às 9h22.

publicidade

Falhas de comunicação entre a espaçonave e o controle da estação e de solo fizeram com que o comandante Anton Shkaplerov conduzisse a acoplagem de forma manual, mas fora isso, todo o processo ocorreu sem incidentes.

Equipe de cinema russa retorna à Terra após gravar 1º filme no espaço. Imagem: YouTube/Roscosmos
Equipe de cinema russa retorna à Terra após gravar 1º filme no espaço. Imagem: YouTube/Roscosmos

Leia também:

1º filme feito no espaço

Ainda não se sabe muito sobre o enredo de ‘O Desafio’, exceto que ele envolve o “cosmonauta Ivanov”, que ficará inconsciente por alguma razão durante uma caminhada espacial ISS, forçando o governo russo a enviar a “cirurgiã cardíaca Zhenya” para fazer uma cirurgia. Uma trama secundária pode aparecer, já que, segundo notícias sobre o longa-metragem, Zhenya tem uma relação tempestuosa com a filha adolescente, para quem ela raramente tem tempo.

As filmagens não serão inteiramente feitas na ISS – boa parte do filme será produzida aqui na Terra -, mas lá em cima, a equipe de filmagem ficou hospedada por 12 dias, gravando algumas cenas essenciais e contando com a participação dos astronautas (de verdade) presentes na estação.

A atriz Yulia Peresild, que viverá a protagonista do filme, contou antes da decolagem que seu papel não foi certeiro, apesar de sua experiência em mais de 70 produções do cinema russo. Segundo ela, um teste com mais de três mil participantes foi conduzido. Divididas em duas fases, as avaliações envolveram provas de cunho criativo e também de performance física.

Com a gravação do primeiro filme no espaço, a Rússia consegue mais um recorde em cima dos Estados Unidos: a nação oriental foi a primeira a levar o homem ao espaço (Yuri Gagarin, em 1961: ele quem pronunciou a frase “o mundo é azul”) e a primeira mulher (Valentina Tereshkova, em 1963). Antes deles, foi também russo o primeiro animal no espaço (a cachorrinha Laika, em 1957) e o primeiro satélite (Sputnik-1, também em 1957).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!