O Tesla Model S Plaid é considerado o ápice da Tesla em carros elétricos até o momento, de forma que uma versão Plaid + havia sido descartada por Elon Musk em junho. O CEO da empresa argumentou que não via necessidades de um modelo turbinado do veículo, já que a versão padrão é muito boa.

Porém, no circuito alemão de Nürburgring, onde as montadoras levam seus protótipos para os mais variados testes, um Model S Plaid foi visto com uma composição mais radical, mais hardcore. O carro que ostentava uma cor azul, sem a camuflagem costumeira dos protótipos, trazia um divisor na parte inferior do pára-choque dianteiro e um spoiler móvel na parte traseira.

Model S Plaid com um desig aerodinâmico diferente, como a divisão no pára-choque da frente
Possível Model S Plaid + visto em Nürburgring com um design aerodinâmico diferente, como a divisão no pára-choque da frente – Reprodução/CarBuzz

Voando baixo (literalmente, o sedan apresentou na pista uma altura de passeio mais baixa) e com freios visivelmente maiores que os do Plaid de produção regular, o veículo executou suavemente suas voltas. Chamou bastante a atenção o aerofólio que se movia conforme necessidade, indo de um ângulo horizontal para um quase vertical em determinados momentos.

Confira no tweet abaixo, que mostra um dos trechos do circuito sendo percorrido por aquele que pode ser o Model S Plaid +. É possível ver o spoiler ajudando na aerodinâmica do elétrico da Tesla ao se mover e criar, quando necessário, um arrasto extra que proporciona desaceleração mais rápida do veículo.

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Model S Plaid é muito bom

O modelo padrão do Model S Plaid, ao que tudo indica, tem correspondido com o que falou Elon Musk sobre o carro ser muito bom. Inclusive, no dia 10 de setembro, o próprio perfil do circuito alemão tuitou sobre mais um recorde sendo batido pelo sedan elétrico, com “7:35 minutos por 20,8 quilômetros de Inferno Verde [como também é conhecida a pista]”.

Um dia antes, Musk já tinha postado sobre esse marco, em que seu Tesla Model S Plaid teria acabado de estabelecer o “recorde mundial de velocidade oficial para um carro elétrico de produção em Nürburgring”. Com um detalhe: completamente inalterado, diretamente da fábrica.

No tweet seguinte, o CEO tuitou que o próximo passo seria “o Plaid modificado com a adição de superfícies aerodinâmicas, freios de carbono e pneus de pista (todas as coisas que podem ser feitas sem o Tesla estar no circuito)”.

O carro azul com spoiler móvel que foi visto agora vai muito no sentido do que Musk adiantou em setembro. As impressões que ficam são de que a Tesla está trabalhando no Plaid +, retomando os trabalhos nessa versão mais turbinada do seu já “muito bom” modelo padrão.

Porém, estamos tratando de especulações. O circuito alemão, como falamos acima, é usado para diversos testes dos mais variados tipos. Nada impede que as alterações em aerodinâmica vistas no sedan sejam parte de estudos para o próprio Model S Plaid, que já traz uma configuração poderosa. Só para lembrarmos, são especificações como 1.020 cavalos de potência, sprint 0-96 km/h em 1,99 segundos, velocidade máxima de 321 km/h e autonomia de 680 km.

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