Honda apresenta novo Civic Si com câmbio manual e potência de 200 cv

Com mudanças discretas no visual, nova geração do Honda Civic Si deve chegar às concessionárias da América do Norte no fim deste ano
Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 21/10/2021 17h58
Honda Civic Si
Honda/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um sedã tradicional, com câmbio manual e feito para tornar a experiência de pilotagem “mais divertida”. Este era o objetivo da Honda com a nova geração do sedã de quatro portas Civic Si, que deve chegar às concessionárias da América do Norte no fim deste ano.

Com avanços significativos no projeto do chassi, o Honda Civic Si teve a distância entre-eixos aumentada em torno de 33,3 cm — chegando a 273,5 cm no total — e a bitola traseira 1,2 cm mais larga. A ideia, de acordo com a montadora japonesa, era que a viagem ficasse mais suave e a sensação de velocidade mais estável.

A suspensão também foi aperfeiçoada: em comparação ao sedã Civic padrão, as molas dianteiras ficaram 8% mais rígidas e as traseiras, 54%. Uma barra estabilizadora oca de 27 mm na frente do veículo e uma maciça de 18 mm atrás prometem fornecer maior firmeza nas curvas.

No visual, as mudanças no Civic Si foram discretas. O novo design do para-choque traseiro é mais agressivo do que a geração anterior e o traseiro foi reestilizado para abrigar duas pontas de escapamento ovais.

O spoiler dianteiro encoberto sob o veículo e o traseiro preto no topo do porta-malas acrescentam pressão aerodinâmica para melhorar o balanço em alta velocidade. Faróis e lanternas traseiras de LED são padrão, enquanto as rodas de liga leve são de 18 polegadas.

Detalhe dianteiro do Honda Civic Si
Honda/Divulgação

Espaço interno

Por dentro, o Si possui detalhes internos exclusivos, como um reforço de espaço no encosto da cabeça para os assentos na frente e atrás. A Honda bordou também os logotipos do novo sedã na porção superior dos bancos e uma costura de contraste em vermelho por toda a cabine.

Detalhe dos assentos no Honda Civic Si
Honda/Divulgação

O painel de instrumentos do Honda Civic Si possui uma linha vermelha ao redor das aberturas hexagonais que imitam as listras do Civic S. Pedais de alumínio também diferencia o novo veículo dos sedãs normais.

Como padrão em todas as configurações, o Civic Si traz uma tela touchscreen de 9” junto com acesso a Apple CarPlay sem fio e Android Auto. Um sistema de som da Bose com dois alto-falantes de 12” foi instalado na cabine com processamento de sinal digital SoundStage. Já o controle do ar-condicionado continua a ser por meio de botões físicos.

Espaço interno do Honda Civic Si
Honda/Divulgação

Sistema de transmissão e motorização

A Honda melhorou a caixa de câmbio do Civic Si com o encurtamento da relação de marchas em 10%, mas a transmissão segue manual, com seis velocidades — o tempo de resposta na troca de marchas, diz a fabricante japonesa, é o mesmo do Civic Type R. O motor será um VTEC turbocomprimido de 1,5 litros, com 202 cv — cinco a menos que o modelo anterior — e 26,5 kgfm de torque.

De acordo com a Honda, o novo volante de massa único é 26% mais leve do que o Si anterior, o que deve compensar a menor cavalaria do motor e oferecer uma resposta mais veloz no acelerador. Para maximizar a tração ao acelerar, a potência é distribuída para as rodas dianteiras por meio de um diferencial de deslizamento limitado helicoidal padrão.

Espaço interno do Honda Civic Si
Honda/Divulgação

O Honda Civic Si ainda conta com o pacote de segurança Honda Sensing, que usa um novo sistema de câmera com um campo de visão mais amplo e efetivo do que o esquema anterior, baseado em radares. De acordo com a montadora, o sistema é capaz de identificar com rapidez e precisão pedestres, ciclistas e outros veículos, juntamente com linhas de pista e sinais de trânsito.

Pesando 1.339 kg, o Si ainda não teve o preço divulgado pela Honda. Como o Civic parou de ser produzido no Brasil, o sedã só deve chegar por aqui por meio de versões importadas.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital