Apesar de ter encerrado a produção de aparelhos próprios, a LG continua no mercado de smartphones fornecendo peças e componentes para outras fabricantes. Novos rumores sugerem que a empresa estaria desenvolvendo a tecnologia de câmera sob tela para a Apple. Os componentes podem estar presentes nas próximas gerações do iPhone.

De acordo com o site coreano TheElec, a LG Display – subsidiária da LG na fabricação de telas – estaria em pleno desenvolvimento de um dispositivo “Under Display Camera” (UDC) para a criação de um módulo de câmeras sob a tela para a próxima geração do iPhone. O objetivo do projeto e otimizar a tela do smartphone da Apple para abandonar o formato notch.

publicidade

O setup de câmeras sob tela já é utilizado por fabricantes como a ZTE e a Samsung na linha dobrável Galaxy Z Fold 3. No entanto, o problema destes dispositivos é que a densidade dos pixels da tela é inferior na área em que a câmera está inserida, o que resulta em uma diferença quase imperceptível para o usuário. De acordo com os informantes do TheElec, o desafio da LG seria o de justamente tornar a câmera de selfie imperceptível para o padrão Apple.

A alternativa encontrada pela LG seria a de mesclar o formato “hole-punch” com a tecnologia de câmera sob a tela. O formato é conhecido por aparelhos como a linha Galaxy S da Samsung, em que a tela é praticamente toda coberta com exceção do buraco da lente de selfie.

O modelo proposto pela LG seria o de criar uma câmera hole-punch e, em seguida, cobrir apenas o buraco da lente com uma outra camada de tela. A combinação das tecnologias poderia diminuir a percepção do módulo de selfie.

Leia mais:

iPhone 14 pode ter câmera no formato ‘hole-punch’

Em paralelo às informações divulgadas pelo TheElec, o portal chinês MyDrivers também divulgou informações que reforçam a parceria entre Apple e LG. De acordo com o portal, a LG estaria desenvolvendo apenas os componentes no formato ‘hole-punch’ para a Apple, o modelo estaria presente já na próxima geração do iPhone 14 Pro.

Os rumores da parceria fazem sentido, tendo em vista que, hoje, a maior fabricante de telas no formato ‘hole-punch’ é a Samsung e que a Apple dificilmente favorecerá a sua principal rival ao adotar uma tecnologia. Apesar disto, ainda é cedo para saber se a empresa de Cupertino pretende mesmo abandonar o tradicional formato notch do iPhone, principalmente agora que o modelo também foi adotado em outros dispositivos como os novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!