A Apple liberou nesta terça-feira (26) o iOS 14.8.1 com correções de segurança importantes para os dispositivos compatíveis. A atualização chega como forma para tornar mais seguros os aparelhos mais antigos, ao mesmo tempo que oferece correções para quem escolheu não colocar o iOS 15 no smartphone ou tablet neste momento.

As empresas bem sabem que existe um número considerável de usuários que escolhem não atualizar um dispositivo compatível com a próxima versão do sistema operacional. Com a Apple, esse cenário não é diferente, ao ponto de fazer a empresa da maçã criar um pacote de atualização voltado para quem prefere ainda não colocar o iOS 15 no iPhone e iPod Touch, ou o iPadOS 15 nos modelos de iPad.

publicidade

Leia também

iPhone 13 Pro (Imagem: divulgação/Apple)
iPhone 13 Pro (Imagem: divulgação/Apple)

A lista de correções do iOS 14.8.1 é generosa, envolvendo desde reprodução de som em diversos modelos de iPhone, iPod Touch e iPad, drivers das placas gráficas, Kernel, Sidecar, barra de status, controle por voz e até mesmo o WebKit utilizado pelo sistema operacional móvel da Apple.

Uma das falhas corrigidas no iOS 14.8.1 foi explorada

O importante é que por mais longa que seja a lista, a Apple afirma ter notado pouco uso malicioso das vulnerabilidades corrigidas neste update. A única exceção é para uma área do sistema chamada de IOMobileFrameBuffer, onde a “Apple está ciente de um relatório de que esse problema pode ter sido explorado ativamente”, segundo a própria empresa.

A página de suporte da Apple diz que essa falha explorada poderia permitir a execução de códigos arbitrários com privilégio de acesso ao kernel do aparelho.

Não está claro se todas essas correções foram aplicadas no iOS 15, ou no recente iOS 15.1, mas é importante saber que mesmo usuários ainda não interessados na atualização maior, ou com aparelhos incompatíveis com a versão mais recente do sistema operacional móvel, estão seguros no iPhone, iPad e iPod Touch.

Via: MacRumors.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!