O Instagram é conhecido principalmente por fotos de seus usuários, em sua maioria com rostos e corpos. Com filtros e efeitos, a rede social é dominada por esse tipo de conteúdo. No entanto, a equipe da rede social cogitou configurar o algoritmo para exibir mais memes e paisagens em uma tentativa de diversificar mais os tipos de postagens do Instagram.

As informações vieram à tona em mais um vazamento de documentos do Facebook. A nova leva de arquivos foi entregue para um consórcio formado por alguns dos principais jornais do mundo por Frances Haugen, ex-funcionária da empresa que está denunciando supostas ilegalidades nas operações das plataformas do Facebook.

publicidade

Os novos vazamentos foram intitulados “Facebook Papers” e mostram que uma pesquisa da rede social sugeriu que à exibição de corpos estava causando danos a autoimagem e saúde dos usuários. Isso faz sentido ainda mais se levado em conta que recentemente surgiu a informação de que estudos internos concluíram que o Instagram era tóxico para adolescentes justamente por esse motivo.

Os pesquisadores então sugeriram uma forma de contornar isso: mudando o foco de corpos para paisagens e memes no Instagram. Dessa forma, o dano aos usuários poderia ser reduzido. Entre as tentativas para evitar isso estava, por exemplo, a atualização que deixou de exibir o número de likes nas portagens, que futuramente se tornou opcional.

publicidade

Memes no Instagram

Ainda foi considerada a possibilidade de colocar legendas com textos positivos sobre corpos ou anexar rótulos falando sobre os riscos da anorexia. No entanto, segundo a matéria da Forbes, todas essas ideias acabaram descartadas por não serem consideradas eficientes.

Leia mais:

publicidade

“Evidências substanciais sugerem que as experiências no Instagram ou no Facebook pioram a insatisfação com o corpo, especialmente a visualização de imagens atraentes de outras pessoas, visualização de imagens filtradas, postagem de selfies e visualização de conteúdo com certas hashtags”, explica uma parte do relatório sobre a tentativa de exibir mais memes na rede social.

Veja outros documentos vazados pelo “Facebook Papers”. Quando as matérias foram publicadas, a empresa disse que muitas pesquisas forma tiradas de contexto ou interpretadas da forma errada.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!