Pacientes que sofrem com artrite reumatóide (AR) estão acostumados com dores frequentes e fadiga. Agora, uma pesquisa realizada no Reino Unido indica que a causa disso pode ser o tempo que a pessoa fica sentada ao invés de em pé.

Pesquisadores da Universidade de Birmingham compararam as dores e fadiga de pessoas que convivem com a artrite reumatóide com o tempo que elas ficam sentadas e em pé. Também foi analisada a rotina de atividades físicas dessas pessoas.

publicidade

Artrite reumatóide e a fadiga

Os 104 participantes realizaram avaliações idênticas no início do estudo, destes, 54 foram acompanhados durante seis meses. Eles também responderam a questionários para avaliar a função física, dor e fadiga.

Os resultados indicam que entre os seis meses de análise, os participantes que passaram por uma redução no tempo de sedentarismo tiveram uma diminuição das dores. Além disso, a mudança na dor e fadiga foram negativamente relacionadas à mudança no tempo em pé.

publicidade

Leia mais:

“Pesquisas futuras devem empregar projetos de estudos experimentais para testar se a substituição do tempo sedentário por ficar em pé melhora a dor e a fadiga na AR”, escrevem os autores do estudo na publicação.

publicidade

“Além disso, a investigação de outros fatores que influenciam o sedentarismo, como ficar em pé e pisar no chão com artrite reumatóide, além da dor e fadiga, é garantida – particularmente, os determinantes modificáveis ​​desses comportamentos que poderiam ser direcionados em intervenções de mudança de comportamento sedentário”, completa ainda.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!