Alec Baldwin mata cinegrafista acidentalmente com disparo de arma cenográfica (Imagem: Reprodução/Instagram)
O diretor assistente do filme independente ‘Rust‘, Dave Halls, revelou em depoimento à polícia que não fez a inspeção completa da arma, como deveria, que entregou a Alec Baldwin antes de ele atirar e matar a diretora da fotografia do filme, Halyna Hutchins. As informações são da revista Variety.
O ator disparou a arma enquanto ensaiava uma cena na quinta-feira passada (21) no Rancho Bonanza Creek, perto de Santa Fé (EUA), atingindo a cineasta Halyna Hutchins e o diretor, Joel Souza. Hutchins foi transportado de avião para um hospital em Albuquerque, onde faleceu. Os detetives haviam revelado anteriormente que Halls havia declarado que a arma era “fria” antes de dá-la a Baldwin – ou seja, que não continha balas reais.
No depoimento à polícia, o diretor assistente contou que a armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed, entregou a arma aberta para que ele a inspecionasse, mas ele não checou todos os cartuchos. “Ele avisou que deveria ter checado todas os compartimentos, mas não checou, e não conseguia se lembrar se ele girou o tambor da arma”, diz o registro do depoimento. Halls afirmou que se lembra de ter visto apenas três cartuchos.
Já Gutierrez Reed apontou anteriormente aos investigadores que munição real não foi usada no set. No entanto, o xerife Adan Mendoza disse aos repórteres que várias balas reais foram possivelmente recuperadas da cena, além do que pode ter sido disparado em Hutchins e que se alojou no ombro de Souza.
A armeira também, inicialmente, afirmou que as armas foram mantidas em um cofre dentro de um caminhão durante o almoço, e que apenas algumas pessoas tinham acesso. Segundo ela, uma das produtoras do filme, Sarah Zachry, tirou as armas do espaço e as deu a ela antes do incidente.
Outros pontos divulgados por Mendoza sobre o caso foram:
Não é a primeira vez que Halls é alvo de queixas sobre segurança no uso de armas e pirotecnia, de acordo com duas pessoas à CNN que trabalharam com ele no set da série ‘Into the Dark’ em 2019.
Conforme dizem os relatos, o assistente desrespeitava protocolos de segurança em relação aos equipamentos perigosos utilizados em sequência, bloqueios de saídas de incêndio e quando alguém se feria. Além disso, os depoimentos alegam que diretos assistente tinha um comportamento sexual impróprio com colegas.
O documento judicial sugere que Halls foi identificado como o homem que entregou a arma que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins a Alec Baldwin. No momento da passagem, ele teria gritado “arma fria” no set – termo usado na indústria para indicar que a arma era segura.
Halls não respondeu à CNN sobre as acusações.
Leia mais:
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de outubro de 2021 12:49