Dia 29 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Psoríase, doença de pele inflamatória crônica, grave e não transmissível que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), atinge mais de 125 milhões de pessoas no mundo, sendo desses, 5 milhões brasileiros.

A condição, que não tem cura, pode causar diversos incômodos devido seus sintomas com lesões na pele, descamações e vermelhidão, além da coceira, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas principalmente em joelhos e cotovelos.

No entanto, o aspecto que a doença causa no corpo é um dos principais desconfortos, o que diminui a qualidade de vida não apenas pelos sintomas em si, mas pelo preconceito pelo qual quem tem a condição passa.

Dia Mundial da Psoríase: posso usar maquiagem e ter rotina skincare?. Imagem: Fuss Sergey/iStock
Dia Mundial da Psoríase: posso usar maquiagem e ter rotina skincare? Imagem: Fuss Sergey/iStock

Assim, ela pode trazer além dos problemas físicos, os emocionais, já que pacientes passam a usar roupas de manga longa que cubram as lesões, evitam ir à praia ou piscina e, dependendo do local da lesão, como rosto e cabeça – mais incomuns, mas não raro – passam a ter que deixar de usar maquiagens ou produtos químicos nos cabelos.

publicidade

Quem tem psoríase pode usar maquiagem?

Segundo Iwyna Franca Vial, dermatologista com foco em psoríase, em entrevista à Universa, do UOL, a maquiagem, na verdade, pode ser uma aliada se usada na medida certa.

“A maquiagem pode ser uma aliada na vida de quem sofre com as lesões. Usada com moderação, pode ajudar a neutralizar a aparência e a vermelhidão”, explicou Iwyna.

“Limpe bem o rosto com um sabonete suave e lembre-se de hidratar a pele com produtos que tenham ação calmante. Isso pode minimizar descamação e vermelhidão e ainda ajuda a maquiagem a ficar mais suave e durar mais tempo”, orientou a especialista.

Bases faciais e corretivos cremosos ou fluidos são os mais indicados. Maquiagens com efeito ‘matte’ ou em pó pode causar uma aparência craquelada e irritar ainda mais a pele. Vale dar preferência para produtos sem perfume e hipoalergênicos, além de também usar protetor solar – os multifuncionais com FPS são os mais indicados.

O uso do corretivo verde também pode ajudar a esconder as manchas se passado antes da base. Usar uma água termal gelada antes da aplicação da maquiagem e dar pequenas borrifadas durante o dia – por cima da make mesmo – também pode ajudar a manter a pelo hidratada e calma.

Dia Mundial da Psoríase: posso usar maquiagem e ter rotina skincare?. Imagem: New África/iStock
Dia Mundial da Psoríase: posso usar maquiagem e ter rotina skincare?. Imagem: New África/iStock

Sempre tire a maquiagem – tendo psoríase ou não

É de suma importância que a maquiagem seja retirada antes de dormir, principalmente para quem tem psoríase, já que o ato de dormir com a make pode piorar as lesões.

“Sempre remova a maquiagem. Nunca durma com ela. Mas atenção: produtos com álcool podem agravar as lesões. Prefira os cremes de remoção de maquiagem para peles sensíveis, de preferência demaquilante de base oleosa. Escolha um sabonete suave para a limpeza, reidrate após a lavagem e evite esfoliantes”, diz Iwyna.

Segundo a dermatologista da clínica Dr. André Braz, do Rio de Janeiro, Luciana de Abreu, as rotinas skincare, assim como as maquiagens, também estão liberadas. Contudo, o procedimento não deve ser realizado se houver lesões na pele, além disso, pode ser suficiente dar preferência aos cuidados básicos com a pele, como sabonete adequado para o tipo de pele, séruns antioxidantes com vitamina C, hidratantes e filtro solar.

“Claro que o uso de make está liberado e qualquer tipo de tratamento de skincare é possível, desde que não existam lesões em atividade no local da aplicação dos produtos, principalmente os que irritam mais a pele, como ácidos e secativos para acne”, explicou Abreu também à Universa.

“No rosto com lesão ativa, utilize um creme ou sérum hidratante que contenha substância calmante, como aloe vera”, acrescentou Iwyna.

Leia mais!

A especialista também ressaltou a necessidade de um teste de toque antes do uso de produtos, principalmente para quem tem psoríase ou histórico de reações alérgicas a produtos cosméticos. O indicado é aplicar uma pequena quantidade em um local não lesionado e aguardar alguns minutos. No caso de irritação, converse com seu médico.

Com isso, a médica reforça o uso de produtos hipoalergênicos e anti-inflamatórios naturais, como “Por exemplo, produtos à base de leites vegetais, óleo de semente de uva ou de macadâmia.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!