O Latin NCAP, um instituto independente de segurança viária, deu nota zero (de cinco possíveis) em Segurança para o carro Baleno, sedan fabricado na Índia pela Maruti Suzuki, de propriedade da marca japonesa. Outra grande decepção foi o sedan hatchback de 5 portas Yaris, montado no Brasil pela Toyota, que recebeu uma lamentável nota um.

Por conta da nota zero, o Baleno pode muito bem estar no grupo dos carros mais perigosos à venda hoje. Em porcentagem de segurança, o instituto registrou para o veículo 20% para ocupante adulto, 17% para ocupante infantil, 64% em proteção de pedestres e míseros 7% em assistência de segurança. Confira as cenas:

O resultado é fruto, segundo a análise, de fatores como uma lateral fraca, baixa proteção de chicotada cervical, falta de airbags de proteção lateral de cabeça por padrão e ausência de controle eletrônico de estabilidade (ESC).

De acordo com Alejandro Furas, secretário geral do instituto, a nota zero do carro é “parte de uma decepção contínua, após a classificação zero estrela do Swift há algumas semanas atrás. Com um desempenho de segurança especialmente baixo na proteção de ocupantes adultos e crianças oferecida pela Suzuki como padrão para os consumidores latino-americanos”.

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Toyota Yaris

O Toyota Yaris, montado no Brasil e na Tailândia e vendido na América do Sul com airbag duplo padrão e ESC, ganhou só uma estrela. O modelo popular do segmento B alcançou na análise do Latin NCAP 41% para ocupante adulto, 64% para ocupante infantil, 62% em proteção de pedestres e 42% em assistência de segurança. Veja um vídeo do teste:

Ao contrário da variante vendida na Malásia, por exemplo, o Yaris oferecido na América Latina não recebe airbags laterais de corpo e cabeça padrão. Além disso, uma porta se abriu durante o teste de impacto lateral.

Segundo o instituto, isso “apresenta um sério risco de ejeção no caso de impactos laterais”. O Latin NCAP acrescenta que o resultado é válido para os estilos de carroçaria hatchback e sedan.

Decisão no México é preocupante

O Yaris foi testado para impacto frontal, lateral, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC. Para receber uma nota tão baixa em segurança, o carro apresentou uma proteção fraca em boa parte dos requisitos, além de falta de airbags padrão e falta de aviso de cinto de segurança (SBR), de acordo com os regulamentos do instituto. Este é o primeiro modelo de uma estrela da Toyota.

Para Furas, é preocupante que uma decisão da Toyota México seja a principal razão para esta baixíssima nota, já que resultou em não oferecer agora como padrão os principais equipamentos de segurança. Ou seja, airbag lateral e de cortina lateral não estão disponíveis para todos os latino-americanos.

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