O esportivo SUV elétrico Fisker Ocean, que apareceu na Consumer Electronics Show no início do ano passado (CES 2020) como um novo concorrente para o Tesla Model Y, deverá rodar seus primeiros quilômetros no final do ano que vem. O carro será fabricado pela Magna, que forneceu sua própria plataforma EV em 2020 depois que a Fisker buscou sem sucesso usar a plataforma MEB da Volkswagen.

Veículo da Fisker azul
Imagem: Divulgação/Fisker

Para as baterias do Ocean, a Fisker anunciou um acordo com a chinesa Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), que fornecerá um total de 5 GWh anuais entre 2023 e 2025. Esse montante pode ser traduzido em uma produção possível de 150 mil a 200 mil EVs.

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Baterias do SUV terão pico de carga 100 kW maior

Ao invés dos 150 kW previstos na CES 2020, as baterias suportarão carregamento em um pico de mais de 250 kW. O acordo traz dois pacotes distintos, sendo um de “alta capacidade” e longo alcance, usando química de lítio-níquel manganês-cobalto (NMC), e outro mais acessível, usando química de fosfato de ferro e lítio (LFP), células mais recentes da CATL.

Outro detalhe das baterias do Fisker Ocean está no carregamento suplementar opcional através do teto solar do SUV esportivo. A Fisker está trabalhando com a CATL desde 2020 na integração de baterias para o Ocean.

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teto solar do SUV
Imagem: Divulgação/Fisker

O Ocean terá sistemas de exibição da Sharp, cuja empresa-mãe Foxconn provavelmente desenvolverá um outro EV da Fisker. Este carro será mais acessível, fruto de um projeto batizado de PEAR (acrônimo para Personal Electric Automotive Revolution, ou Revolução Automotiva Elétrica Pessoal, em tradução livre).

O Fisker Ocean será revelado em sua versão com intenção de produção no Salão do Automóvel de Los Angeles (em 17 de novembro de 2021) junto com especificações adicionais da bateria e recursos do produto. A produção do SUV está prevista para começar em novembro de 2022. Em julho, a Fisker reportou cerca de 17.300 reservas do veículo.

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