Boas notícias para os futuros exploradores de Marte! Quando os humanos montarem acampamento por lá, eles poderão temperar seus alimentos com uma versão marciana do condimento vermelho mais vendido da Terra: o ketchup.

Ketchup Marz Edition, da Heinz, não está disponível para venda, mas passou nos testes de qualidade para receber certificação da marca. Imagem: Heinz

Nesta segunda-feira (8), a Heinz divulgou sua primeira embalagem do ketchup “Marz Edition”, um molho feito com os mesmos tomates de qualidade premium usados ​​em sua popular versão terrestre, mas cultivados nas condições adversas encontradas em Marte.

De acordo com o site Space, mais do que apenas um novo rótulo, o condimento pronto para Marte é um produto de dois anos de pesquisas conduzidas por uma equipe de astrobiólogos do Instituto Espacial Aldrin (ASI), do Instituto de Tecnologia da Flórida.

“Estamos muito entusiasmados que nossa equipe de especialistas tenha conseguido cultivar tomates em condições encontradas em outro planeta e em compartilhar nossa criação com o mundo”, disse Cristina Kenz, diretora de crescimento da Kraft Heinz International Zone, em comunicado. “Desde a análise das condições do solo marciano, há dois anos, até a colheita agora, é uma jornada que comprova que, onde quer que cheguemos, o Ketchup Heinz ainda será apreciado para as gerações futuras”.

publicidade

Ketchup “de Marte” não está à venda

Embora não esteja disponível no mercado, um lote do ketchup Marz Edition foi revelado na sede da Heinz em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde o molho experimental passou nos testes de qualidade da empresa, provando que é bom o bastante para se tornar garrafas certificadas de Ketchup Heinz.

Andrew Palmer, do Instituto Espacial Aldrin (ASI), da Florida Tech, liderou uma equipe de 14 astrobiólogos para cultivar tomates com qualidade premium Heinz, nas mesmas condições encontradas em Marte. Imagem: Heinz

Liderada por Andrew Palmer, a equipe de 14 membros do ASI apresentou o primeiro de três artigos para publicação científica que traça a missão Heinz. O instituto, fundado em 2015, foi criado para promover uma presença humana permanente em Marte e manter o legado científico e técnico do astronauta Buzz Aldrin, da Apollo 11, uma das primeiras pessoas a caminhar na Lua.

“Antes, a maioria dos esforços para descobrir maneiras de crescer vegetais em condições simuladas de Marte eram estudos de crescimento de plantas de curto prazo”, disse Palmer. “O que este projeto fez foi olhar para a colheita de alimentos a longo prazo”.

Leia mais:

“Alcançar uma safra de qualidade para se tornar Ketchup de tomate Heinz era o resultado dos sonhos e nós o alcançamos. Trabalhar com os ‘Mestres do Tomate’ na Heinz nos permitiu ver quais são as possibilidades para a produção de alimentos em longo prazo fora da Terra”, completou.

Como foram cultivados os tomates para essa versão especial do ketchup Heinz

Para demonstrar que os tomates podem ser colhidos em Marte, as plantas foram cultivadas em um análogo marciano – solo terrestre com a mesma composição química do regolito do Planeta Vermelho – nas mesmas condições de temperatura e água encontradas em nosso vizinho.

Cientistas da Heinz e do ASI analisaram as condições do solo, selecionaram sementes e implementaram técnicas agrícolas para garantir que o resultado final tivesse o sabor do ketchup Heinz.

A pesquisa, que foi um dos maiores projetos do gênero relacionados a Marte, também tem aplicações por aqui. Se, como mostrado, os tomates podem ser cultivados fora do planeta, eles também podem ser cultivados em lugares mais remotos e hostis da Terra.

“Com relação à nossa própria sobrevivência neste planeta, uma das grandes questões é como cultivarmos em solos que não são ideais”, disse Palmer.

Uma garrafa de ketchup Heinz flutua sobre a mesa de jantar na Estação Espacial Internacional, em abril de 2021. Imagem: Roscosmos

O ketchup Heinz é oferecido aos residentes da Estação Espacial Internacional (ISS) há muitos anos. “No espaço, temos um ditado que diz: ‘Não se trata da comida, mas do molho'”, disse Mike Massimino, ex-astronauta da Nasa e embaixador do ketchup Marz Edition da Heinz. “Poderíamos escolher a comida que queríamos comer lá em cima, mas muitos pratos vinham desidratados e um pouco sem graça, então uma boa quantidade de molho sempre tornava as refeições deliciosas”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!