O CEO da Tesla, Elon Musk, repercutiu no fim de semana quando anunciou que tomaria a possível decisão de vender cerca de US$ 21 bilhões em ações da empresa com base nos resultados de uma pesquisa do Twitter, que inclusive terminou com a maioria das pessoas votando para ele vender. 

Apesar dele sugerir que estava vendendo as ações para “pagar impostos”, a sua mudança deixou muitos com a pulga atrás da orelha. Porém, o bilionário tem algumas motivos, de acordo com o The New York Times, Musk é obrigado a pagar pesados ​​impostos sobre as ações se não as vender. 

publicidade

Ou seja, há uma razão pela qual ele colocou tudo isso exposto nas redes sociais. “Eles são uma bomba relógio tributária”, explicou Brian Foley, um consultor de remuneração de executivos, e complementou que “de imediato, não consigo pensar em nenhuma maneira de ele contornar o pagamento do imposto.”

Tudo isso porque Musk recebeu quase 23 milhões de opções de ações em 2012, e as ações devem expirar no próximo ano. E Quando isso acontecer, ele pode precisar pagar até US$ 10 bilhões em impostos devido à forma como as opções foram estruturadas. 

Leia mais:

Pesquisa de Elon Musk no Twitter aponta que ele deveria vender ações da Tesla

Ele tweetou uma pesquisa no sábado, perguntando a seus quase 63 milhões de seguidores no Twitter se ele deveria vender 10% de suas ações da montadora, aparentemente para pagar mais impostos. Quando a pesquisa foi encerrada no domingo à tarde, 57,9 por cento dos mais de 3,5 milhões de participantes votaram “sim” e 42,1 por cento votaram “não”.

“Ultimamente, muito se fala em ganhos não realizados serem um meio de evasão fiscal, então proponho vender 10% de minhas ações da Tesla”, Musk tuitou no sábado. Ele disse em um tweet subsequente que obedeceria aos resultados da pesquisa “de qualquer maneira”.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!