O Windows 11 SE é uma nova edição do Windows 11 pensada para escolas e estudantes de 6 a 14 anos. O SE é a nova tentativa da Microsoft de competir com a popularidade dos Chromebooks do Google nas escolas dos EUA. 

Diferente do S Mode anterior, que restringia apps do Windows 10 apenas para aqueles disponíveis na Microsoft Store, o Windows 11 SE aceita apps de terceiros. Mas o sistema operacional ainda é otimizado para Edge, Office e serviços baseados em nuvem da Microsoft.

Tela inicial do Windows 11 SE. Imagem: Divulgação / Microsoft

“Windows 11 SE também tem suporte para apps de terceiros, incluindo Zoom e Chrome, porque queremos dar às escolas a escolha de usar o que funciona melhor para elas”, disse Paige Johnson, chefe de marketing educacional da Microsoft. 

A Microsoft estudou feedback de escolas e alunos por 18 meses para fazer mudanças no 11 SE. Os aplicativos sempre são iniciados em tela cheia no sistema, e múltiplos Snap Layouts foram trocados por um modo único que permite colocar apps lado a lado.

publicidade
Snap Layouts simplificado. Imagem: Divulgação / Microsoft

A seção de Widgets também foi removida da versão SE, segundo feedback de que ela distraía os alunos na sala de aula. O Microsoft Edge vai aceitar extensões de Chrome, já que elas são usadas em muitas escolas. O Windows 11 SE vai subir todos os documentos para o OneDrive com suporte offline por padrão, para que os alunos tenham acesso a eles também fora da escola. 

A nova edição 11 SE também agrega apps como Teams, Office, OneNote, Minecraft for Education e Flipgrid, assim equipes de TI das escolas não precisam baixá-los um de cada vez.

Leia mais:


A Microsoft lançou hoje o Surface Laptop SE, o notebook mais barato da companhia até hoje (US$249) e que já conta com o Windows 11 SE. As marcas Acer, Asus, Dell, Dynabook, Fujitsu, HP, JK-IP, Lenovo e Positivo também estão trabalhando em notebooks baratos com o sistema. Segundo a Microsoft, computadores com o 11 SE devem chegar às escolas dos EUA no fim deste ano e começo de 2022.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!