Volkswagen suspende produção no Paraná por falta de semicondutores

Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, ficará parada por 10 dias em razão da crise dos chips
Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 10/11/2021 18h50
A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) produz os modelos VW Fox e VW T‑Cross, além do Audi A3 sedan. Imagem: Grupo Volkswagen/Divulgação
A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) produz os modelos VW Fox e VW T‑Cross, além do Audi A3 sedan. Imagem: Grupo Volkswagen/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Volkswagen suspendeu, por dez dias, a produção na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, em razão da falta de semicondutores. Ao todo, 2,1 mil trabalhadores — de ambos os turnos — estão em férias coletivas desde a última terça-feira (9).

Responsável pela fabricação do SUV T-Cross — atualmente o modelo mais vendido da montadora no Brasil, ao lado do Gol —, a fábrica de São José dos Pinhais se junta agora à de São Bernardo do Campo, em São Paulo, na lista de unidades da Volkswagen em suspensão.

Isso porque, desde o dia 20 de outubro, a planta Anchieta funciona apenas em um turno por conta da crise dos chips que afeta a cadeia de produção mundial. O regime de trabalho continuará assim até março do ano que vem.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a fábrica em São José dos Pinhais interrompe seus trabalhos. Ainda em junho, a Volkswagen paralisou as atividades no Paraná — e também em Taubaté (SP) — pelo mesmo motivo. Também houve uma interrupção em março — que afetou a produção geral no Brasil — e outra de três dias, de acordo com o SMC (Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região), na semana do feriado de 12 de outubro.

Em nota divulgada nesta quarta-feira (10), a montadora alemã afirma que tem trabalhado intensamente para minimizar os efeitos da crise dos chips. “Entretanto”, diz a Volkswagen, “o cenário atual não demonstra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips.”

Atividade em Taubaté retorna no dia 11

A unidade da Volkswagen em Taubaté, onde são produzidos o Gol e o Voyage, também está parada desde a última quinta-feira (4). Segundo Claudio Batista, presidente do sindicato local, as atividades devem retornar amanhã (11).

Já em São Carlos (SP), outra unidade da Volkswagen em São Paulo, a linha de montagem transcorre de forma normal.

Via O Estado de São Paulo e Automotive Business

Crédito para imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital