A Volkswagen suspendeu, por dez dias, a produção na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, em razão da falta de semicondutores. Ao todo, 2,1 mil trabalhadores — de ambos os turnos — estão em férias coletivas desde a última terça-feira (9).

Responsável pela fabricação do SUV T-Cross — atualmente o modelo mais vendido da montadora no Brasil, ao lado do Gol —, a fábrica de São José dos Pinhais se junta agora à de São Bernardo do Campo, em São Paulo, na lista de unidades da Volkswagen em suspensão.

publicidade

Isso porque, desde o dia 20 de outubro, a planta Anchieta funciona apenas em um turno por conta da crise dos chips que afeta a cadeia de produção mundial. O regime de trabalho continuará assim até março do ano que vem.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a fábrica em São José dos Pinhais interrompe seus trabalhos. Ainda em junho, a Volkswagen paralisou as atividades no Paraná — e também em Taubaté (SP) — pelo mesmo motivo. Também houve uma interrupção em março — que afetou a produção geral no Brasil — e outra de três dias, de acordo com o SMC (Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região), na semana do feriado de 12 de outubro.

publicidade

Em nota divulgada nesta quarta-feira (10), a montadora alemã afirma que tem trabalhado intensamente para minimizar os efeitos da crise dos chips. “Entretanto”, diz a Volkswagen, “o cenário atual não demonstra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips.”

Atividade em Taubaté retorna no dia 11

A unidade da Volkswagen em Taubaté, onde são produzidos o Gol e o Voyage, também está parada desde a última quinta-feira (4). Segundo Claudio Batista, presidente do sindicato local, as atividades devem retornar amanhã (11).

publicidade

Já em São Carlos (SP), outra unidade da Volkswagen em São Paulo, a linha de montagem transcorre de forma normal.

Via O Estado de São Paulo e Automotive Business

publicidade

Crédito para imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!