Nesta terça-feira (9), a equipe da Nasa responsável pelas operações do rover Perseverance em Marte divulgou na conta oficial do instrumento no Twitter que ele começou a raspar um conjunto intrigante de rochas em camadas que podem ter se formado em água líquida.

Imagem captada pelo rover Perseverance na última terça-feira (9), enquanto fazia raspagens em rochas marcianas. Imagem: NASA / JPL-Caltech

“Olhando para dentro para ver algo que ninguém nunca viu”, escreveram os gerentes da missão. “Raspei um pequeno pedaço desta rocha para remover a camada superficial e dar uma olhada embaixo. Focando no meu próximo alvo #SamplingMars” Em tradução literal, a hashtag significa “amostrando Marte”, o que indica algo como “buscando amostras em Marte”.

Até agora, o rover já coletou duas amostras em sua busca por informações sobre o clima e a estrutura geológica de Marte. O objetivo da equipe do Perseverance é que um dia essas amostras sejam trazidas para a Terra, a fim de serem analisadas por cientistas de todo o mundo.

Leia mais:

Perseverance andou pouco sobre Marte desde a conjunção solar ocorrida em outubro

Outra missão atual do Perseverance, que voltou a enviar imagens à Terra depois da conjunção solar que interrompeu temporariamente as comunicações no mês passado, é a busca por evidências no chão da cratera de Jezero, para caracterizar a geologia da área, entre outras funções.

De acordo com o site Space, o rover não se moveu muito nos últimos tempos, com o hodômetro permanecendo em 2,67 km por várias semanas. Em compensação, seu parceiro de missão, o helicóptero Ingenuity, já voltou ao ar para fazer fotos aéreas que se destinam a fornecer um contexto mais amplo para o trabalho do rover.

No último sábado (6), o Ingenuity completou seu 15º voo em Marte. Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), responsável pelas operações, o drone percorreu 406 metros em 128,8 segundos, pousando dentro da área esperada. Foram feitas imagens de “interesse científico”, que, de acordo com o JPL, serão processadas em breve.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!