No que pode ser a versão aeroespacial do meme “Oi, sumida”, a empresa Rocket Lab tornou a aparecer no noticiário ao confirmar seu próximo lançamento – um foguete Electron – para o dia 16 de novembro, com horário ainda a ser confirmado.

Originalmente, o lançamento seria hoje (11), contudo, um problema em um sensor terrestre fez com que a empresa mudasse a data a fim de avaliar o caso e assegurar o funcionamento de todo o processo.

publicidade

Leia também

Ilustração mostra o foguete da Rocket Lab, que terá lançamento realizado no dia 16/11
Detalhamento das mudanças feitas no design do foguete Electron, da Rocket Lab. Lançamento do dia 16/11 contará com suporte extra para acomodar dois satélites em um só veículo (Imagem: Rocket Lab/Divulgação)

A missão deste lançamento é chamada “Love at First Sight” (“Amor à primeira vista”, no bom português) e levará dois satélites geoespaciais criados pela empresa de inteligência BlackSky. Na ocasião, a Rocket Lab também tentará o terceiro resgate do primeiro estágio do foguete, que deverá pousar no mar. A ideia é oferecer mais uma prova de que os veículos da empresa têm capacidade de reutilização.

publicidade

Para a entrega da carga, a Rocket Lab fez alterações no design de seu foguete, a fim de conseguir transportar dois satélites ao mesmo tempo, incluindo uma estrutura de suporte na “cabeça” do veículo, para acomodar ambos os artefatos da BlackSky.

Mais além, mudanças no corpo e base do foguete permitirão, teoricamente, uma capacidade aprimorada de recuperação – incluindo paraquedas de tecido mais resistente e que serão ativados antes do que em outros lançamentos. No segundo estágio do foguete, o tanque de combustível também é mais alongado, a fim de armazenar mais propelente líquido para a viagem.

publicidade

Após a chegada do primeiro estágio ao mar a Rocket Lab usará o “Aparato de Captura e Recuperação Oceânica” (“ORCA”, na sigla em inglês) para que o navio batizado “Seaworker” consiga trazê-lo de volta à terra firme.

Tudo correndo bem ou não, a Rocket Lab já tem outro lançamento marcado, também para este mês e também com a BlackSky: em 27 de novembro, a empresa deve lançar mais um foguete Electron, com mais dois satélites da companhia de inteligência, na missão “A Data With Destiny” (“Encontro com o Destino”, na tradução adaptada).

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!