A remasterização dos games clássicos da franquia GTA para plataformas modernas não saiu como o planejado, e, pelo jeito, os problemas para a Rockstar vão muito além de bugs e desempenho ruim: dados relacionados ao polêmico mini-game de sexo Hot Coffee foram encontrados em Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition, indicando que dores de cabeça de meados dos anos 2000 podem voltar para a Rockstar.

A história do mini-game Hot Coffee começou em 2004, na época do lançamento original de GTA: San Andreas. O modo de jogo foi programado pelos desenvolvedores do game, mas não estava habilitado quando ele chegou às lojas. No entanto, modders conseguiram uma maneira de ativá-lo, tanto no PC quanto nos consoles PS2 e Xbox, causando polêmica pelo teor sexual em um jogo recomendado para maiores de 17 anos.

publicidade

Na época, a Rockstar alterou a recomendação etária para ‘Apenas adultos’ e removeu os códigos relacionados ao mini-game em todas as novas versões de GTA: San Andreas. A empresa ainda enfrentou brigas judiciais relacionadas ao caso e, em 2009, fechou acordo em uma ação coletiva pagando mais de US$ 20 milhões para solucionar a questão.

Agora, no entanto, um dataminer chamado Vadim M. estava vasculhando os dados da remasterização recém-lançada e encontrou informações relacionadas ao polêmico Hot Coffee em GTA San Andreas. Dessa vez, no entanto, não há modelos de personagens semi-nus e nem animações eróticas.

publicidade

O dataminer ressalta que acredita que algo foi desabilitado para evitar que o modo seja ativado de alguma forma por usuários, evitando que ele se torne novamente jogável.

Além do Hot Coffee: os problemas de GTA: The Trilogy – The Definitive Edition

A presença de dados do Hot Coffee é apenas uma das escorregadas que a Rockstar deu com a trilogia remasterizada da popular franquia de games. A versão para PC, por exemplo, foi removida de lojas digitais horas após o lançamento devido à presença de “arquivos não-intencionalmente incluídos”, o que envolvia principalmente músicas cuja licença não foi renovada para as novas versões e, portanto, não poderiam ser incluídas no pacote.

publicidade

Nos consoles, gamers relatam bugs e problemas de desempenho, como a taxa de quadros instável por exemplo. Em certas partes do jogo, como em momentos de chuva, o título fica praticamente injogável, dizem usuários.

Ainda sem previsão de quando o game retornará às lojas digitais de PC, a Rockstar agora tem mais um trabalho para fazer: além de remover as músicas, seria ótimo excluir definitivamente a existência do modo Hot Coffee de GTA: The Trilogy – The Definitive Edition. A não ser que a empresa esteja disposta a reviver momentos de tensão como em meados dos anos 2000.

publicidade

GTA: The Trilogy – The Definitive Edition conta com três games clássicos da franquia: GTA 3, GTA: Vice City e GTA: San Andreas. O pacote remasterizado está disponível para PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch, além da versão atualmente indisponível para PCs.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!