O governo do Estado de São Paulo anunciou esta semana o ‘Conecta SP’, um programa cujo objetivo é agilizar a cobertura da rede móvel 5G em todos os municípios paulistas nos próximos anos.
A iniciativa vai contar com um investimento inicial de R$ 3 milhões e visa incentivar 645 cidades a modernizar suas respectivas legislações sobre uma questão importante para o sucesso do 5G: a instalação de novas antenas para a distribuição do sinal da tecnologia.

Sobre o 5G, o governador do Estado, João Dória, reforçou que é preciso “abraçar a tecnologia”, que, segundo o parlamentar, permitirá “um amplo uso e práticas que vão levar benefícios ao cidadão da mais remota área rural do estado de São Paulo até os grandes centros urbanos”.
Leia mais:
- 5G: Vivo vai migrar clientes de forma automática e sem custos
- Leilão do 5G: Anatel multa ‘Fly Link’ por desistir de lote
- Winity deve alugar sua frequência adquirida no leilão do 5G para outras operadoras
Já a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, disse que além de “melhorar a qualidade de vida das pessoas” promovendo o acesso ao 5G, o ‘Conecta SP’ também vai reduzir os custos de implementação da tecnologia em setores como logística, por exemplo.
No seu pontapé inicial, o Conecta SP vai fomentar justamente a modernização das legislações municipais. Oferecendo aos prefeitos apoio técnico para atualização de leis relacionadas às antenas.
Dória também aproveitou a cerimônia — que ocorreu nesta terça-feira (16) no Palácio dos Bandeirantes — para encaminhar um PL (projeto de lei) intitulado ‘Lei de Antenas’ à Assembleia legislativa. A nova lei visa padronizar a regra de instalação de antenas de telecomunicações em todo o estado.
Via: Convergência Digital
Créditos da imagem principal: Fit Ztudio/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!