A Samsung lançou hoje em versão beta o app Expert RAW para o Galaxy S21 Ultra, que adiciona suporte ao modo RAW com formato DNG (Digital Negative) de 16-bit nas quatro câmeras do smartphone. Usuários de Galaxy S21 Ultra rodando Android 12 com a interface One UI 4 poderão instalar a atualização pela Galaxy Store, mas ela ainda vai demorar até janeiro do ano que vem para chegar ao Brasil.

Os arquivos DNG podem ser importados no Adobe Lightroom no computador, assim como no app do Lightroom para Android. O release (em coreano) conta que eles serão suportados automaticamente a partir da versão 11.1 do Adobe Lightroom Classic, que será lançada em dezembro.

App Expert RAW: maior controle sobre câmeras do S21 Ultra

Com o app Expert RAW, os usuários do Galaxy S21 Ultra terão um controle total sobre as câmeras do smartphone. Entre os ajustes, estão ISO, balanço do branco, abertura e velocidade, além de foco manual e zoom de 3x ou 10x.

Quem já estiver com o S21 Ultra com o Android 12, mas não achar o app Expert RAW na Galaxy Store, pode baixar o APK nesse site, cortesia do usuário Tr0n no Twitter.

publicidade

Além disso, ele diz que usuários do aparelho em outras regiões com o One UI 4.0 instalado podem instalar o app pelo link do tweet acima. De qualquer forma, até testarmos o app pessoalmente, não recomendamos que nossos leitores façam isso. O APK do Expert RAW também não deve funcionar com outros smartphones que não sejam o S21 Ultra.

Leia também:

A Samsung se prepara para o lançamento da linha Galaxy S22 em janeiro, incluindo o seu sucessor, S22 Ultra, assim é muito bom ver que a empresa não está deixando de lado os usuários que compraram o S21 Ultra esse ano.

Fonte: GSM Arena

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!