A Embraer apresentou hoje, na primeira feira edição do Selangor Aviation Show, na Malásia, o E195-E2, o jato comercial de corredor único apresentando como mais eficiente e sustentável do mundo (pelo menos até chegar a vez dos elétricos).

A exibição acontece após a primeira demonstração da aeronave à combustão no Dubai Air Show, no início deste mês, com a pintura “TechLion”, que cobre toda a fuselagem. Conhecido por ser rival direto do Airbus A220-300, o avião recebe a alcunha de “Profit Hunter” — Caçador de Lucros — pintada ao lado, numa alusão à sua economia operacional.

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, afirma que, atualmente, o E195-E2 é a mais eficiente do mundo em sua categoria. “Esta aeronave emite 25% menos emissões por assento do que um turboélice comum e tem os mais baixos níveis de ruído externo e emissões entre todas as aeronaves a jato,” afirma.

Embraer estima 60 novos aviões na região na próxima década

E195-E2 da Embraer estacionado no pátio à noite
(Imagem: Divulgação/Embraer)

Com autonomia para cerca de 2,600 milhas náuticas (5,5 horas de voo, ou 830 km) e carga máxima de duas toneladas, o E195-E2 é a maior das três aeronaves da família E-Jets E2, da Embraer — a série sucessora da E-Jets. Ela corresponde a um dos maiores sucessos de venda da empresa com os E170, E175, E190 e, no caso, o antepassado do avião em exibição, o E195.

publicidade

O jato acomoda até 146 passageiros, numa configuração de dois assentos cada lado. Sua operação iniciou no final de 2019, após a certificação das três principais autoridades regulatórias mundiais: a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), a EASA (Agência Europeia de Segurança da Aviação) e a ANAC (Agência Brasileira de Aviação Civil).

Atualmente, o E195-E2 é operada pelo conglomerado KLM, pela Azul Linhas Aéreas, totalizando 53 dos 55 E-Jets da empresa. A aeronave faz rotas para cerca de 100 destinos no Brasil, além de voos para companhias aéreas na Suíça, Espanha, Bielorrússia e Nigéria.

Imagem: Divulgação/Embraer

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!