O governo de Seul – a capital da Coreia do Sul – planeja inaugurar a sua versão no Metaverso ainda em 2021, durante as comemorações de final de ano. A tradicional cerimônia do sino Bosingak, que é tocado para marcar o novo ano, acontecerá de forma online.

De acordo com o governo de Seul, o objetivo é que a cidade se torne referência global em desenvolvimento no metaverso, possibilitando que os cidadãos desenvolvam vidas dentro e fora do ambiente virtual, executando tarefas como a reuniões “presenciais”, visitando pontos turísticos e até mesmo participando de eventos e celebrações exclusivas do ambiente virtual.

publicidade

Ainda segundo o governo da cidade, a partir de 2023, os principais festivais culturais de Seul também serão realizados no metaverso a abertos a turistas virtuais do exterior. Apesar do anúncio, de acordo com o The Washington Post, parte da população parece ter demonstrado resignação com os custos provenientes dos investimentos públicos em uma versão digital da cidade. Além disso, há a preocupação que as camadas mais idosas da cidade não serão incluídas nestes projetos, ficando de fora de eventos que eventualmente poderão acontecer apenas de maneira virtual.

Leia mais:

publicidade

A verdade é que o metaverso é tão novo que naturalmente atrairá desconfiança e estranhamento daqueles que não estão habituados ao conceito. Além de Seul, existem outras iniciativas de “cidade virtual” em andamento, como o projeto encabeçado pelo Vale do Silício – que busca transformar a região das startups americanas em um ambiente online, além do próprio Fortnite, que já explora a realização de eventos e a parceria com marcas em sua comunidade há certo tempo.

O que é o metaverso

Metaverso é o termo utilizado para designar o futuro da internet, em que empresas como o Facebook, agora renomeado para Meta, Microsoft e outras pretendem expandir a interação dos usuários por meio de plataformas de realidade aumentada. O objetivo é que no futuro as pessoas acessem este ambiente por meio de dispositivos VR para interações cada vez mais próximas do ambiente real.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!