O governo de Seul – a capital da Coreia do Sul – planeja inaugurar a sua versão no Metaverso ainda em 2021, durante as comemorações de final de ano. A tradicional cerimônia do sino Bosingak, que é tocado para marcar o novo ano, acontecerá de forma online.
De acordo com o governo de Seul, o objetivo é que a cidade se torne referência global em desenvolvimento no metaverso, possibilitando que os cidadãos desenvolvam vidas dentro e fora do ambiente virtual, executando tarefas como a reuniões “presenciais”, visitando pontos turísticos e até mesmo participando de eventos e celebrações exclusivas do ambiente virtual.
Ainda segundo o governo da cidade, a partir de 2023, os principais festivais culturais de Seul também serão realizados no metaverso a abertos a turistas virtuais do exterior. Apesar do anúncio, de acordo com o The Washington Post, parte da população parece ter demonstrado resignação com os custos provenientes dos investimentos públicos em uma versão digital da cidade. Além disso, há a preocupação que as camadas mais idosas da cidade não serão incluídas nestes projetos, ficando de fora de eventos que eventualmente poderão acontecer apenas de maneira virtual.
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A verdade é que o metaverso é tão novo que naturalmente atrairá desconfiança e estranhamento daqueles que não estão habituados ao conceito. Além de Seul, existem outras iniciativas de “cidade virtual” em andamento, como o projeto encabeçado pelo Vale do Silício – que busca transformar a região das startups americanas em um ambiente online, além do próprio Fortnite, que já explora a realização de eventos e a parceria com marcas em sua comunidade há certo tempo.
O que é o metaverso
Metaverso é o termo utilizado para designar o futuro da internet, em que empresas como o Facebook, agora renomeado para Meta, Microsoft e outras pretendem expandir a interação dos usuários por meio de plataformas de realidade aumentada. O objetivo é que no futuro as pessoas acessem este ambiente por meio de dispositivos VR para interações cada vez mais próximas do ambiente real.
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