Os “Taikonautas” (nome dado pela China aos seus astronautas) da missão Shenzhou-13 já completaram o primeiro mês a bordo do Tianhe, módulo central da futura estação espacial Tiangong. E entre caminhadas espaciais para instalação de equipamentos e preparativos para a chegada de novos módulos, eles também arranjam um tempo para cuidar da saúde, física e mental.

Vídeos divulgados pela China Manned Space Agency (CMSA), órgão do governo chinês responsável pelas missões tripuladas, mostram um pouco das atividades que ajudam os astronautas a reduzir os efeitos causados pela exposição prolongada à microgravidade.

publicidade

A astronauta Wang Yaping, segunda mulher chinesa em órbita e primeira a visitar a nova estação, é vista em um vídeo correndo em uma esteira, presa ao equipamento usando um colete.

Já Ye Guangfu, um novato em missões espaciais, é visto brincando com um quebra-cabeças de estratégia chamado “Huarong Pass”, similar ao popular “jogo do 15” aqui no Brasil, onde é necessário deslizar peças para as posições corretas.

publicidade

Leia mais:

Os taikonautas ainda farão mais duas caminhadas espaciais para preparar a Tianhe para a chegada dos módulos Weitian e Mengtian, que irão expandir a estação e devem ser lançados no ano que vem. Segundo a agência espacial chinesa, serão necessárias 11 missões ao espaço, entre tripuladas e não tripuladas, para completar a construção da Tiangong.

publicidade

Com duração de seis meses, a Shenzhou-13 será a missão de mais longa duração na história do programa espacial chinês, dobrando o recorde de estadia estabelecido pela antecessora, a Shenzhou-12. O retorno está previsto para março de 2022.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!