A Motorola confirmou nesta quarta-feira (1º) que o Moto Edge X30 será o primeiro aparelho da fabricante a receber o Snapdragon 8 Gen 1, novo chipset da Qualcomm de 4 nm. O aparelho será revelado em 9 de dezembro, em um evento na China e chega às lojas internacionais em 15 de dezembro.

Apesar do anúncio, a Motorola não divulgou detalhes sobre o Moto Edge X30. De acordo com rumores da indústria, o aparelho terá certificação 3C – que sugere carga de 68W e uma bateria de 5.000 mAh. Além disso, ele contará com uma tela AMOLED de 6,67 polegadas de 144 Hz com suporte para HDR10+.

A câmera de selfie será de 60MP enquanto o setup traseiro contará com uma câmera tripla de 50 MP no sensor principal, uma ultra wide de 50 MP e uma câmera de profundidade de 2MP. O Moto Edge X30 também poderá ser chamar de Moto Edge 30 Ultra, dependendo do mercado em que estiver comercializado.

Motorola garante: novo Moto Edge X30 será o primeiro smartphone com Snapdragon 8 Gen 1. Imagem: OnLeaks/Reprodução
Motorola garante: novo Moto Edge X30 será o primeiro smartphone com Snapdragon 8 Gen 1. Imagem: OnLeaks/Reprodução

Corrida para a inovação

A chegada do Snapdragon 8 Gen 1 gerou uma verdadeira corrida entre as fabricantes para ver quem será a primeira a lançar um flagship de nova geração. Na terça-feira (30), logo após a oficialização do novo Snapdragon, a Xiaomi tratou de se apressar e destacar em suas redes sociais que o Xiaomi 12 – o seu próximo smartphone – será o primeiro a receber o novo chip no mercado.

publicidade

A informação não agradou ao gerente geral de negócio da Lenovo (proprietária da Motorola) na China, Chen Jin, que tratou de afirmar que o Motorola Edge X30 chegará antes que o aparelho da concorrência ao mercado. Em uma postagem nas redes sociais, o executivo destacou:

 “O primeiro a vender é o verdadeiro primeiro. Moto Edge X30, Moto Edge S30, carros-chefe duplos serão oficialmente lançados em 9 de dezembro. O primeiro (smartphone) com o novo Snapdragon 8 será o Moto Edge X30. Em estoque para venda em 15 de dezembro!”

Leia também

Snapdragon 8 Gen 1

A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (30) o novo Snapdragon 8 Gen 1 – novo chipset de 4nm que deve integrar a maioria dos smartphones topos de linha de 2022.

Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Snapdragon 8 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)

De acordo com a fabricante, o chip promete ser consideravelmente superior ao antecessor para games, inteligência artificial e oferece 5G com até até 10 Gbps. Em comparação ao Snapdragon 888 – o atual topo de linha da geração, o Snapdragon 8 Gen 1 é até 30% mais veloz em gráficos para games, enquanto economiza 25% de energia nesse momento. Esse avanço é feito com a nova Adreno com suporte para a API Vulkan 1.1, com melhorias de até 60% na hora de renderizar os jogos com ela.

O processador também terá um salto considerável na inteligência artificial. Ele conta com um avanço de quatro vezes em velocidade de resposta, quando comparado ao chip anterior. Essa área, que tem espaço dedicado dentro do novo chip, tem acelerador Tensor duas vezes mais veloz e memória compartilhada com o dobro do tamanho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Sparrow News