Apesar da empresa registrar lucro recorde no último trimestre, a produtora de jogos CD Projekt Red afirmou em relatório financeiro que a loja digital GOG (Good Old Games) teve prejuízo de US$ 2,21 milhões (R$ 12,48 milhões).
A GOG.com é um marketplace digital especializado na venda de games clássicos a preços competitivos para entusiastas dos jogos para PC. Segundo o CFO, Piotr Nielubowicz, “mudanças organizacionais” serão feitas dentro da plataforma.
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“No que tange à GOG, o seu desempenho representa um desafio, e recentemente tomamos algumas medidas para aprimorar sua posição financeira”, disse Nielubowicz. “Antes de mais nada, decidimos que a GOG deverá se concentrar mais em sua atividade principal, que é a oferta de jogos especificamente selecionados dentro de sua filosofia livre de ‘DRM’. A fim de alinharmos essa abordagem, vamos promover mudanças na estrutura de sua equipe”.
“DRM” é a sigla em inglês para “Digital Rights Management” (“Gestão de Direitos Digitais”, na tradução literal). Trata-se de uma forma de impedir a pirataria de jogos e outras mídias por meio de implementação tecnológica. Algumas empresas usam métodos mais óbvios, como exigir conexão online constante para verificação de autenticidade do jogo.
Outras são mais criativas: em Serious Sam 3: BFE (Croteam/Devolver Digital), caso o sistema de checagem identifique a cópia como pirata, o jogo tem seu gameplay alterado para uma dificuldade excessivamente punitiva, além de introduzir um inimigo específico – um escorpião gigante, invencível, com velocidade acelerada, força desproporcional e duas metralhadoras giratórias de munição infinita.
Voltando à CD Projekt Red, apesar do mau desempenho da GOG, a empresa polonesa divulgou crescimento generalizado, fechando o trimestre com US$ 34,7 milhões (R$ 195,93 milhões) – um aumento de 38% em relação ao mesmo período em 2020. Esse sucesso, segundo a companhia, se deu pelas vendas de Cyberpunk 2077 (sim, apesar dos bugs horrorosos, lançamento bagunçado e updates de correção massiva que corrigiram bem pouco) e a franquia Witcher, cujo lançamento mais recente veio em maio de 2015 (Witcher 3: Wild Hunt).
A GOG foi originalmente lançada em 2008, com a premissa de vender jogos antigos sem a proteção de direitos digitais. Ela atraiu muita atenção no marketplace digital por oferecer preços bastante competitivos, além de rodar promoções que barateavam ainda mais jogos clássicos. Ao longo dos anos, ela também passou a oferecer lançamentos – da CD Projekt Red e de outras produtoras – com promoções próprias.
Ela nunca competiu diretamente com a Steam ou a Epic Games Store, mas é constantemente lembrada pelos fãs dos jogos de PC por trazer um catálogo com diversas raridades que, de outras formas, seriam bem difíceis de encontrar.
“Além de todas essas mudanças que já iniciamos na organização das operações da GOG, acreditamos que todas essas alterações permitirão à GOG um foco maior em seus negócios essenciais para melhorar sua eficácia financeira em 2022”, disse Nielubowicz.
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