BioWare desmente rumores e reafirma que “Dragon Age 4” é um jogo single player

Relatos anteriores afirmaram que novo jogo da franquia de RPG se concentraria em serviços mais comuns a títulos exclusivamente multiplayer
Rafael Arbulu06/12/2021 16h44
Dragon-Age-4-capa.webp
Imagem: BioWare/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dragon Age 4 será um jogo de RPG single player – isto é, um jogo com um modo voltado para um jogador -, segundo novo post publicado no blog oficial da BioWare, o estúdio subsidiário da Electronic Arts (EA), publisher do jogo.

A informação veio no intuito de acalmar os ânimos dos fãs da franquia de RPG após relatos anteriores afirmarem que o jogo teria um foco voltado a “elementos de serviço em tempo real” (Game-as-a-Service) mais comuns a jogos multiplayer.

Leia também

“Nós gostaríamos de avisar a todos vocês que nós ainda estamos com o máximo de empenho na experiência single player de Dragon Age”, diz um trecho do post, que também confirma que não teremos novidades sobre o jogo “até o ano que vem”. Não que faça muita diferença, tendo em vista que a EA ainda não revelou muita coisa em relação ao próximo título (e que já estamos quase na metade de dezembro de 2021).

O post é mais concentrado no “Dia do Dragon Age”, que a BioWare vem celebrando com atualizações homeopáticas sobre a franquia. Entre anúncios de produtos de vestuário, acessórios e afins, o estúdio também revelou dois novos contos curtos – Não Se Sabe Quando, por Brianne Battye; e A Chama Eterna, por Sylvia Feketekuty.

Spoilers minoritários a seguir: Dragon Age 4 ainda não teve muitos detalhes revelados, mas já se sabe que a continuação da franquia seguirá diretamente dos eventos vistos em Dragon Age: Inquisition. Um dos principais antagonistas já foi revelado como o mago Solas, que ativamente participou de seu grupo no jogo anterior como companheiro de batalha (para entender essa mudança, vale jogar a DLC Trespasser, que explica o contexto que o levou a isso).

Em outra divulgação, feita em edições passadas do Game Awards (o vídeo acima, narrado pelo personagem Varric Thedras), foi revelado que o jogo também teria grande foco no red lyrium, um mineral fictício do jogo que permite o uso de magia para não magos, a níveis extremamente exagerados mas também incrivelmente nocivos. o red lyrium apareceu pela primeira vez em Dragon Age 2.

No vídeo acima, aliás, a BioWare dá a entender que você novamente construirá um herói do zero, sem reaproveitar nomes dos jogos anteriores, como o Inquisidor (protagonista de Dragon Age: Inquisition), Garrett/Marian Hawke (Dragon Age 2), ou o Herói de Ferelden (Dragon Age: Origins).

O desenvolvimento conturbado de Dragon Age 4

A BioWare vem passando por grandes percalços para avançar o desenvolvimento de Dragon Age 4. Relatos afirmam que o jogo está em produção desde 2015 (sob o codinome “Joplin”), mas essa operação acabou comprometida pelo fato da EA tirar membros da equipe para trabalhar em outros jogos – especificamente, Anthem e Mass Effect: Andromeda. A retirada de pessoas acabou terminando com o cancelamento do projeto.

Posteriormente, o projeto de codinome “Morrison” entrou em cena, com os supostos elementos de títulos multiplayer centralizados no desenvolvimento. Entretanto, após o sucesso comercial de Star Wars Jedi: Fallen Order (um título com foco na experiência para um jogador) e as dificuldades do relançamento de Anthem após seu início abaixo do esperado, a BioWare e a EA supostamente decidiram implementar uma narrativa single player como o foco do novo jogo.

Dragon Age 4 ainda não tem data prevista de lançamento.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.