Viagem de bilionário japonês marca o retorno da Rússia ao turismo espacial

Yusaku Maezawa fez fortuna vendendo produtos de moda online e vai passar 12 dias na ISS junto de seu assistente pessoal e um cosmonauta russo
Por Rafael Arbulu, editado por Neil Patel Brasil 07/12/2021 11h54, atualizada em 08/04/2022 19h26
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

“Empolgado”. Foi assim que o bilionário japonês Yusaku Maezawa disse estar se sentindo com a aproximação de sua viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) na próxima quarta-feira (8). A viagem será feita com uma nave Soyuz, marcando a volta da Rússia ao turismo espacial.

Ao todo, serão três tripulantes na viagem: além do bilionário japonês, seu assistente de produção, Yozo Hirano; e o cosmonauta russo Alexander Misurkin, da Roscosmos, deixarão os cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, a partir das 4h38 (horário de Brasília).

Leia também

Da esquerda para a direita: o assistente de produção Yozo Hirano; o cosmonauta russo Alexander Misurkin; e o bilionário japonês Yusato Maezawa
Da esquerda para a direita: o assistente de produção Yozo Hirano; o cosmonauta russo Alexander Misurkin; e o bilionário japonês Yusato Maezawa (Imagem: Roscosmos/Divulgação)

“Estou empolgado. Pareço um estudante do ensino fundamental que espera pelo passeio da escola”, disse Maezawa, durante coletiva de imprensa realizada na véspera do lançamento. “Eu quero ver a Terra do espaço. Quero flutuar na gravidade zero e ver como essa experiência vai me mudar”.

Maezawa é um entusiasta de todos os assuntos pertinentes ao espaço, e a viagem à ISS não será sua única experiência fora do planeta, se tudo correr conforme o planejado: em 2023 – presumindo que a nave passe por todos os testes de seu desenvolvimento -, o bilionário japonês planeja lançar o “projeto #dearMoon”, que deve usar uma nave Starship, da SpaceX, para circular a Lua e voltar à Terra.

Na viagem mais próxima, à ISS, Maezawa pretende “competir em um torneio amistoso” de badminton na estação antes de retornar no dia 20. Antes disso, ele pretende documentar a sua rotina a bordo da estrutura orbital, publicando tudo em seu canal oficial no YouTube.

A razão pelo uso de uma nave Soyuz ao invés da já comprovada Crew Dragon da SpaceX se dá pelo fato de a Rússia estar investindo em seu retorno ao turismo espacial: em outubro, a agência espacial russa Roscosmos levou uma equipe de filmagem para gravar o que será o primeiro longa-metragem filmado no espaço.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Neil Patel Brasil é redator(a) no Olhar Digital