A Wise (antiga Transferwise), uma empresa global cuja plataforma é especializada no envio internacional de dinheiro, lançou nesta quarta-feira (8) o seu cartão de débito internacional no Brasil.

Emitido com a bandeira Visa, a novidade permite que os clientes brasileiros efetuem compras em mais de 200 países, seja em uma viagem, intercâmbio ou simplesmente de casa nas compras online, por exemplo.

publicidade

Como funciona o cartão Wise?

O cartão Wise é basicamente uma casa de câmbio digital que funciona pelo celular, sendo uma extensão para aqueles que já possuem uma conta registrada no aplicativo do serviço (que a partir de agora também passa a suportar saldo em reais). 

Um dos diferenciais é a possibilidade de um usuário conseguir registrar dados bancários em vários países diferentes, além de conseguir manter reservas em mais de 50 moedas.

publicidade
Segundo a empresa, este é o primeiro cartão internacional do país que oferece cobertura em tantas moedas diferentes. Imagem: Wise/Divulgação

Na prática, é uma alternativa que pode evitar o transtorno na hora de converter uma certa quantia antes de viajar, já que é possível comprar com o cartão em vários lugares do mundo usando a moeda corrente de um país — vale ressaltar que o aplicativo da Wise consegue converter moedas de forma inteligente conforme o saldo disponível na conta, seja em reais, dólares ou euros, por exemplo.

Sobre o anúncio, Pedro Barreiro, líder da expansão da Wise no Brasil, explicou que o lançamento no Brasil reforça o objetivo da Wise, que é “oferecer economia e facilidade às pessoas que gerenciam seu dinheiro em mais de uma moeda”.

publicidade

“A conta e o cartão Wise já ajudaram milhões de usuários em outros mais de 30 países em diferentes regiões, como Reino Unido, Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a economizar dinheiro, e chegou o momento de os brasileiros também contarem com essas vantagens”, acrescentou.

Acompanhando a tendência do mercado, o cartão possui tecnologia de pagamento por aproximação, é compatível com carteiras digitais (Apple Pay e Google Pay) e faz parte de uma parceria global da Wise com a Visa. A empresa diz que não cobra nenhuma tarifa de manutenção, ou seja, nada de anuidade. 

publicidade

Eduardo Abreu, o vice-presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil, também emitiu um comunicado sobre a novidade.

“Nós, da Visa, compartilhamos da missão da Wise de fazer com que o dinheiro seja movimentado sem fronteiras, não importa onde a pessoa esteja”, disse. “Essa nova solução chega ao Brasil em um momento de reabertura de fronteiras e retomada das viagens internacionais, facilitando ainda mais a vida dos consumidores”, finalizou o executivo.

Casos de uso

Disponível para qualquer pessoa que pretende gastar, receber ou enviar dinheiro em outra moeda (seja como turista, intercambista ou cliente de lojas online internacionais), o cartão Wise permite que o usuário possa: 

  • Gastar em mais de 200 países como se fosse um morador local (tanto no e-commerce quanto em lojas físicas) usando a taxa de câmbio comercial;
  • Contar, segundo a companhia, com o menor custo vigente de conversão entre o real e a moeda estrangeira; 
  • Realizar conversões instantâneas entre os saldos de uma conta;
  • Realizar compras em sites internacionais em outras moedas;
  • Dispor de uma conta internacional com dados bancários locais em 11 países (incluindo EUA, Reino Unido, Zona do Euro e Austrália) além de poder guardar, enviar e receber dinheiro em mais de 50 moedas;
  • Sacar o dinheiro em milhares de caixas automáticos espalhados pelo mundo;

Por fim, contar com a ampla rede de aceitação da Visa também é interessante, já que isso possibilita utilizar o cartão em mais de 80 milhões de estabelecimentos.

Veja também

Quando estará disponível?

Kristo Käärmann, CEO e cofundador da Wise.
Kristo Käärmann, CEO e cofundador da Wise. Imagem: Wise/Divulgação

O lançamento do cartão Wise no Brasil acontece simultaneamente em outros dois países (Canadá e Malásia). A novidade, segundo as informações da empresa, será disponibilizada gradualmente para clientes Wise e novos usuários a partir de hoje (08 de dezembro). Quem anunciou a novidade por videoconferência foi o CEO da Wise, Kristo Käärmann, que declarou:

“Como uma companhia global, temos mais de 11 milhões de usuários espalhados pelo mundo. Quando fundamos a Wise em 2011, a missão era fazer o dinheiro circular sem fronteiras — de forma instantânea e transparente. Nós desenvolvemos o cartão e a conta Wise pensando em todas as pessoas que vivem, trabalham, viajam ou sustentam famílias ao redor do mundo”.

O executivo acrescentou que em 2021, a Wise realizou o maior número de transferências no Brasil, segundo os dados do Banco Central (BC), em comparação “com outros players do mercado”. Desde o lançamento da conta multimoeda, que ocorreu em 2018, a empresa revela que já emitiu mais de 2 milhões de cartões. Em números, £ 4,9 bilhões (R$ 36 bilhões na cotação atual) já foram depositados em contas Wise até o dia 30 de setembro de 2021.

Imagem principal: Wise/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!