A Microsoft está trabalhando em seu óculos de RA HoloLens desde 2015, mas até o momento nenhum produto do tipo foi lançado no mercado pela companhia. Mas segundo fontes da indústria, a Samsung se uniu ao projeto de realidade aumentada no meio deste ano, e o plano é revelar um óculos RA finalizado até 2024.
A Microsoft tinha apresentado o HoloLens 2 no Mobile World Congress de 2019, e chegou a anunciar que lançaria o óculos em setembro daquele ano. No entanto, o projeto parece ter estagnado, e nada saiu do protótipo.
Além disso, no começo de 2021, Alex Kipman, o principal desenvolvedor do HoloLens da Microsoft, disse ao Wall Street Journal que os óculos não estavam prontos para o público ainda. “A tecnologia não está pronta; em termos de conforto, de imersão, em termos de valor; para os consumidores. Para os consumidores, você precisa de óculos, óculos socialmente aceitáveis. Não vou subir em um palco para falar sobre consumidores até acreditarmos que temos um headset que é confortável, imersivo e socialmente aceitável”, disse Kipman.
Mas agora, com a Samsung embarcando no projeto, o desenvolvimento e produção do HoloLens RA podem ser acelerados. Desde 2019, a Samsung vem investindo na companhia americana de realidade aumentada DigiLens, desenvolvedora da tecnologia de guia de ondas usada com sucesso em dispositivos de RA.
Leia mais:
- Nreal Air, novos óculos de realidade aumentada são bem discretos e leves
- Museu Smithsonian disponibiliza acervo em realidade aumentada
- Apple: óculos de realidade aumentada podem ser adiantados em dois anos
Segundo fontes revelaram ao The Elec, várias divisões da Samsung estão ligadas ao projeto HoloLens, como a Samsung Display, a Samsung Electro-Mechanics e a Samsung SDI. Agora é esperar para ver se o óculos de RA da Microsoft finalmente vai dar as caras no mercado em 2024.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!