Ciclone extratropical deixa cidades da Bahia em estado de calamidade

Flavia Correia10/12/2021 12h44
Ciclone-Altantico-Chuvas-Bahia.webp
Imagem de satélite mostra a formação do ciclone extratropical no oceano Atlântico. Imagem: Reprodução/MetSul
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Moradores de cidades do extremo sul da Bahia vêm enfrentando fortíssimas chuvas provocadas por um ciclone extratropical que se intensificou nesta semana no Oceano Atlântico na costa sul brasileira. Segundo o governo do estado, três municípios já decretaram situação de calamidade e outros 29 estão em condição de emergência.

Informações do MetSul Meteorologia apontam que o ciclone surgiu em uma área de baixa pressão na costa do Rio de Janeiro no começo desta semana e à medida que se deslocou para a região Sul do país passou a se aprofundar em mar aberto, começando a organizar uma espiral de nuvens típica de formação ciclônica durante esta quinta-feira (9). 

Cenas dos estragos causados pelas chuvas na Bahia provocadas por ciclone extratropical no Atlântico Sul. Imagem: Montagem com capturas de tela do Twitter

Ainda segundo o site, a previsão é de que o ciclone extratropical no Atlântico Sul se intensifique ainda mais ao longo desta sexta-feira (10) e que no decorrer deste fim de semana permaneça com a sua pressão mínima central ao redor de 995 hPa ou 996 hPa. No entanto, o sistema deve acelerar o seu afastamento do continente ao se dirigir para o Sul e o Sudeste até se dissipar entre dois centros de alta pressão no oceano no começo da próxima semana.

De acordo com o UOL, o governador Rui Costa (PT) informou que já conversou com alguns prefeitos e garantiu ajuda na força-tarefa aos municípios afetados. O Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) informou que tem usado três aeronaves para atendimento à população. Um avião Grand Caravan decolou de Salvador transportando nove bombeiros militares que atuam na operação. Além disso, agentes do Corpo de Bombeiros que estavam de férias ou licença também foram convocados a retornar ao trabalho para participar da força-tarefa.

Grau de risco de área atingida por ciclone é classificado como “Grande Perigo”

Uma das cidades mais castigadas pelas águas no extremo sul baiano, Itamaraju registrou volume de 450 mm nesta quinta-feira (9). O governador deve visitar a região para avaliar os estragos na área, que segue no maior grau de risco, classificado como “Grande Perigo” até a manhã desta sexta, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet). 

Segundo o alerta emitido pelo InMet, as chuvas devem ser superiores a 60 mm por hora e maiores que 100 mm por dia, e os ventos vão passar de 100 km/h. “Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”, conclui o aviso.

Nas redes sociais, circulam imagens que mostram a destruição de pontes, estradas e construções provocada pela elevação do nível dos rios, que levou uma forte correnteza a ruas urbanas. 

Leia mais:

A cidade de Macarani é um dos exemplos onde o efeito das chuvas foi multiplicado pela elevação do nível dos rios e pontes foram arruinadas. Em Jucuruçu, segundo a TV Bahia, os rios Gado Bravo e Jucuruçu subiram pelo menos dois metros e inundaram a parte baixa do município. Em Itamaraju, um homem com duas crianças, seus sobrinhos de 4 e 8 anos, morreram soterrados em uma área que registrou o desabamento de ao menos seis imóveis. 

Com 171 mm de chuva registrados na quinta-feira, Porto Seguro teve inúmeros prejuízos, como o desabamento do teto de uma sorveteria em Arraial d’Ajuda. Em Teixeira de Freitas, as precipitações foram de 141 mm, e a água invadiu várias casas e diversos estabelecimentos comerciais. 

Cidades em situação de calamidade:

  • Itamaraju 
  • Jucuruçu 
  • Porto Seguro

Cidades que decretaram estado de emergência: 

  • Anagé 
  • Amélia Rodrigues 
  • Baixa Grande 
  • Canavieiras 
  • Camacan 
  • Encruzilhada 
  • Eunápolis 
  • Ibicoara 
  • Itaberaba 
  • Itaquara 
  • Itacaré 
  • Itarantim 
  • Itapetinga 
  • Iaçu 
  • Itabela 
  • Itambé 
  • Ibicuí 
  • Jaguaquara 
  • Jiquiriçá 
  • Macarani 
  • Mucugê 
  • Mutuípe 
  • Teolândia 
  • Maragogipe 
  • Mundo Novo 
  • Marcionílio de Souza 
  • Ruy Barbosa
  • Ribeira do Pombal 
  • Teixeira de Freitas 
  • Medeiros Neto

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.