ConecteSUS fica fora do ar pelo 2º dia após suposto ataque hacker

Layse Ventura11/12/2021 10h56, atualizada em 11/12/2021 13h33
Tela de abertura do ConecteSUS
Rafapress/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Entramos no segundo dia sem acesso a comprovante de vacinação da Covid-19 por meio do portal ou do aplicativo ConecteSUS. Desde o suposto ataque hacker nesta sexta-feira (10), o site está fora do ar e o aplicativo apresenta instabilidade.

A demora já era esperada conforme o pronunciamento do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, feito ainda nesta sexta-feira. De acordo com Cruz, o caso para averiguar o hackeamento já está com a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, mas ainda não é possível estabelecer uma previsão de quando os dados ficarão disponíveis aos Estados e à população novamente.

Entenda o caso

Inicialmente, existia a possibilidade de que o ataque registrado ao site do Ministério da Saúde se tratasse de um ransomware. No entanto, o que ocorreu foi um redirecionamento de DNS, conforme descoberto pelo perfil brasileiro do Anonymous, EterSec, e confirmado pela Polícia Federal.

Em resumo, o que aconteceu é imensamente mais simples que uma invasão de ransomware. Alguém simplesmente mudou dados na Amazon Web Services. Assim, a ameaça de que “50 Terabytes” de dados teriam sido roubados, é uma imensa farsa.

Informações vazadas são antigas

Além disso, foi descoberto que os dados vendidos como sendo fruto da invasão ocorrida no sistema do Ministério da Saúde são, na verdade, fruto de um vazamento antigo. As informações foram enviadas ao Olhar Digital por um membro do EterSec, um dos representantes brasileiros do grupo hacktivista Anonymous.

De acordo com um dos representantes do grupo, houve uma série de vazamentos anteriores nos sistemas do Ministério da Saúde, o que permitiu que alguns dados fossem obtidos por criminosos. Contudo, com a repercussão da invasão ocorrido nesta sexta-feira, esses dados foram ‘requentados’ e oferecidos como novos.

Leia também:

Dados de vacinação não serão perdidos

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu nesta sexta-feira (10) que os dados de vacinação não serão perdidos, apesar do suposto ataque hacker sofrido pelo ConecteSUS. De acordo com o chefe da pasta, há dados de backup de todas as informações.

“Mas esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade”, explicou Queiroga em entrevista coletiva em Belo Horizonte.

O que fazer se você tiver viagem agendada?

Os brasileiros que estão com viagem marcada para retornar ao Brasil poderão fazê-lo sem preocupação, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde. Isso porque uma das medidas adotadas pelo governo foi a postergação por 7 dias das regras de viajantes brasileiros no país.

Já os brasileiros que estão com viagem agendada para o exterior devem portar a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores enviará um comunicado aos países informando sobre a indisponibilidade do certificado digital.

Alternativas ao ConecteSus

Se você precisa acessar seu comprovante de vacinação neste fim de semana, saiba que algumas cidades possuem sistemas próprios de registro. É o caso, por exemplo, de São Paulo e Belo Horizonte. O Olhar Digital preparou um tutorial sobre como emitir seu comprovante nas capitais brasileiras.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.