Que ‘Minecraft’ é uma febre há mais de dez anos, isso ninguém duvida. Mas números estão aí para provar isso. Nesta quarta-feira (15), o YouTube celebra a marca de um trilhão de visualizações nos conteúdos sobre o jogo sandbox de sobrevivência desenvolvido pelo Mojang Studios e adquirido em 2014 pela Microsoft. Sim, um trilhão. Ou um milhão um milhão de vezes.

“Se cada uma dessas um trilhão de visualizações fossem de apenas um segundo, isso significaria mais de 30 mil anos. Se cada uma fosse um bloco de ‘Minecraft’ de 12 polegadas quadradas (77,42 cm²), você poderia construir uma torre da Terra ao Sol e de volta – com cerca de sete milhões de blocos sobrando”, destacou a plataforma de vídeos do Google.

Leia mais:

O YouTube publicou ainda dois vídeos comemorando a marca do popular jogo. Há ainda gráficos interativos na página em que os dados podem ser visualizados. A plataforma mostra quanto cada usuário contribuiu com as um trilhão de visualizações e divide o conteúdo por localidade (com o Brasil entre os destaques) e por tipo de vídeo, de paródias a role-play.

publicidade

“Como chegamos nisso? Olhamos os dados – todos os doze anos de publicações e visualizações de dezenas de milhares de criadores e milhões de espectadores – e agora que mineramos tudo, podemos mostrar a vocês”, segue a divulgação do YouTube.

A página mostra com quanto cada usuário contribuiu para as um trilhão de visualizações de ‘Minacraft’. Imagem: YouTube/Reprodução

“Atingir a marca de um trilhão de visualizações em vídeos de ‘Minecraft’ não teria acontecido sem os esforços coletivos de dezenas de milhares de criadores jogando, experimentando, transmitindo e publicando vídeos de ‘Minecraft’. Analisando mais de uma década de dados, conseguimos reunir uma linha do tempo com alguns dos criadores mais impactantes desde o primeiro dia”, destacou o YouTube.

O jogo não tem um objetivo específico. Assim, nele, os jogadores têm liberdade para escolher o que fazer. Alguns preferem recriar cenários de outros games e filmes. Mas há também um sistema de conquistas, ou progressos. Há ainda diversas skins de Minecraft para usar.

‘Minecraft’ tem o título principal, o jogo de ação e aventura inspirado no clássico RPG ‘Minecraft Dungeons’ e a plataforma de aprendizado baseada em jogos com suporte para educadores ‘Minecraft: Education Edition’. A franquia foi a primeira da história a chegar à marca de 200 milhões de cópias vendidas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!