Open Banking: fase 4 começa nesta quarta-feira (15) e marca início do Open Finance

Por Tamires Ferreira, editado por André Lucena 15/12/2021 17h08, atualizada em 15/12/2021 17h09
Ilustração de Open Banking
atk work/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar do receio de atraso, a fase 4 do Open Banking entrou em operação nesta quarta-feira (15), conforme o cronograma, e deve ocorrer de forma escalonada até 25 de março de 2022. De acordo com a Agência Brasil, a partir desta etapa, os bancos poderão compartilhar dados referente a operações de câmbio, serviços de credenciamento, contas de depósito a prazo e outros produtos de investimentos.

“Com a fase 4, o open banking inicia o compartilhamento de um conjunto de informação além de produtos e serviços bancários tradicionais, o que marca o início de sua migração para Open Finance”, explicou o Banco Central (BC), em comunicado.

Entenda aqui a diferença entre Open Banking e Open Finance!

Imagem de fundo preto mostra alguns cubos empilados, cada um com uma letra, formando a palavra open banking
Open Banking: fase 4 começa na quarta-feira (15) e marca início do Open Finance. Crédito: Shutterstock

De acordo com o cronograma divulgado pelo BC, as instituições participantes já podem iniciar o processo de certificação funcional das interfaces de programação de aplicações (API, na sigla em inglês) dos produtos que serão compartilhados. Assim sendo, o registro deve ocorrer dentro dos seguintes prazos:

  • seguros, previdência complementar aberta e capitalização: até 4 de março de 2022;
  • serviços de credenciamento em arranjos de pagamento: até 11 de março de 2022;
  • operações de câmbio: até 18 de março de 2022; e
  • contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento: até 25 de março de 2022.

Leia mais!

A fase 4 amplia o escopo do open banking para além do setor financeiro, permitindo a integração e troca de dados entre bancos, seguradoras e operações de câmbio e investimento – os chamados Open Insurance e Open Investiments. Por meio do sistema financeiro aberto, os clientes têm poder sobre as informações levantadas pelos bancos e podem autorizar o compartilhamento a outras instituições.

A 1° fase do Open Banking entrou em vigor em 1° de fevereiro de 2021. A segunda em 13 de agosto e a terceira em 29 de outubro, tendo sido adiada por dois meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.