Apesar do receio de atraso, a fase 4 do Open Banking entrou em operação nesta quarta-feira (15), conforme o cronograma, e deve ocorrer de forma escalonada até 25 de março de 2022. De acordo com a Agência Brasil, a partir desta etapa, os bancos poderão compartilhar dados referente a operações de câmbio, serviços de credenciamento, contas de depósito a prazo e outros produtos de investimentos.
“Com a fase 4, o open banking inicia o compartilhamento de um conjunto de informação além de produtos e serviços bancários tradicionais, o que marca o início de sua migração para Open Finance”, explicou o Banco Central (BC), em comunicado.
Entenda aqui a diferença entre Open Banking e Open Finance!

De acordo com o cronograma divulgado pelo BC, as instituições participantes já podem iniciar o processo de certificação funcional das interfaces de programação de aplicações (API, na sigla em inglês) dos produtos que serão compartilhados. Assim sendo, o registro deve ocorrer dentro dos seguintes prazos:
- seguros, previdência complementar aberta e capitalização: até 4 de março de 2022;
- serviços de credenciamento em arranjos de pagamento: até 11 de março de 2022;
- operações de câmbio: até 18 de março de 2022; e
- contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento: até 25 de março de 2022.
Leia mais!
- Claro é condenada por propaganda enganosa sobre pacote de fibra ótica
- Algar Telecom ativa primeira rede 5G em Uberaba, Uberlândia e Franca
- Procon-RJ notifica Amazon, Americanas e Philips por ofertas falsas na Black Friday
A fase 4 amplia o escopo do open banking para além do setor financeiro, permitindo a integração e troca de dados entre bancos, seguradoras e operações de câmbio e investimento – os chamados Open Insurance e Open Investiments. Por meio do sistema financeiro aberto, os clientes têm poder sobre as informações levantadas pelos bancos e podem autorizar o compartilhamento a outras instituições.
A 1° fase do Open Banking entrou em vigor em 1° de fevereiro de 2021. A segunda em 13 de agosto e a terceira em 29 de outubro, tendo sido adiada por dois meses.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!