Hidroavião elétrico comercial promete voos sustentáveis em portos cheios de gente

Os primeiros voos de teste de um hidroavião elétrico estão programados para começar já no início de 2022, no grande porto de Tampa, na Flórida
Por Ronnie Mancuzo, editado por André Lucena 17/12/2021 17h12, atualizada em 17/12/2021 17h48
hidroavião elétrico da Regent
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um hidroavião elétrico que pode flutuar e atracar como barcos, mas também decolar e voar acima da água, está em vias de ser testado para transporte comercial oferecendo, além de conforto e agilidade, segurança para poder ser operado em portos lotados. A cidade de Tampa, com seu grande porto e estuário natural que corre ao longo do Golfo do México, na Flórida/EUA, foi o local escolhido para os testes da aeronave desenvolvida pela Regent, empresa americana sediada em Boston.

avião decolando da água
Imagem: Divulgação/Regent

O planador-marinho (seaglider) apresenta características dos sistemas de navegação de uma aeronave, com a conveniência, manobrabilidade e acessibilidade de um barco. Além disso, sua propulsão é resultado de um processo livre de emissões, em linha com a sustentabilidade necessária dos dias atuais.

Já Tampa oferece ótima infraestrutura de docas, clima ameno e apoio das autoridades locais. A prefeita Jane Castor mostra entusiasmo, afirmando que sua cidade será uma das primeiras rotas costeiras servidas por planadores-marinhos em 2025. Um pequeno vídeo da Regent traz um pouco do que pretende com seu hidroavião elétrico.

Planando sobre o mar

A aeronave comercial da Regent em Tampa funcionará iniciando seu trajeto flutuando sobre o casco a partir da doca, enquanto estiver em uma área de hidrovia com um limite de velocidade estrito. Ao atingir cerca de 32 km/h, o veículo sobe em seus hidrofólios retráteis.

Os hidrofólios oferecem tolerância significativa às ondas e maior conforto para os passageiros quando o veículo deixa o porto da cidade lotado, a velocidades entre 32 km/h e 64 km/h. Chegando ao mar aberto, o hidroavião faz uma transição suave para sua asa, retrai a lâmina e acelera a uma velocidade de cruzeiro confortável de 290 km/h por até 290 km de distância, tudo isso enquanto permanece dentro de uma envergadura da superfície da água.

A segurança de voo nessas altitudes é alcançada utilizando um sistema de navegação e controle de última geração, com redundância múltipla. Semelhante a um hovercraft, o veículo voa em uma almofada de ar dinâmica criada pelo ar pressurizado entre as asas e a água.

ilustração renderizada do hidroavião da Regent
Imagem: Divulgação/Regent

Testes do hidroavião começam no começo do ano que vem

O primeiro planador-marinho comercial transportará cerca de 12 passageiros. Um protótipo de pequena escala do planador começará a ser testado já no início de 2022, com voos comerciais programados para iniciar em 2025.

As companhias aéreas que vão operar o hidroavião elétrico deverão definir o preço da passagem. Entretanto, o presidente-executivo da Regent, Billy Thalheimer, afirmou que o transporte será mais acessível do que os voos comerciais regulares.

A empresa planeja desenvolver versões ainda maiores, que podem transportar até 100 passageiros. Além disso, tendo em vista que o desempenho das baterias tende a evoluir ainda mais ao longo dos próximos anos, o planador-marinho deverá ser capaz de aumentar seu alcance e alcançar muito mais longe. Thalheimer pretende anunciar mais detalhes do veículo nos próximos meses.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.