Como é viver em uma estação que simula Marte? Olhar Espacial detalha nesta sexta-feira (17)

André Lucena17/12/2021 17h04, atualizada em 17/12/2021 17h47
Habitat-Marte-02
Imagem: Divulgação Habitat Marte
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Olhar Espacial desta sexta-feira (17), às 21h (horário de Brasília), recebe a astrônoma amadora e astronauta análoga Lorrane Olivlet, que contará como foi participar do Habitat Marte, única estação análoga ao planeta vermelho de todo o Hemisfério Sul, que fica localizada no sertão do Rio Grande do Norte.

Trata-se de uma iniciativa do professor do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Júlio Rezende, inspirada na estação norte-americana Mars Desert Research Station (MDRS), coordenada pela Mars Society, organização sem fins lucrativos de advocacia espacial dedicada ao encorajamento da exploração e colonização do nosso planeta vizinho.

Habitat Marte: única estação análoga a Marte do Hemisfério Sul fica no nordeste do Brasil. Imagem: Divulgação Habitat Marte

Segundo Rezende, o trabalho é resultado da investigação desenvolvida durante seu pós-doutorado, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O professor explica que a intenção principal do projeto é fazer do local um núcleo laboratorial de pesquisas que possam, no futuro, proporcionar a colonização do planeta.

O programa também falará como está a previsão de lançamento do telescópio espacial James Webb e mostrará imagens ao vivo do cometa Leonard.

Lorrane Olivlet na estação Habitat Marte
Lorrane Olivlet na estação Habitat Marte. Créditos: Arquivo pessoal

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.