O Cometa Leonard já está visível nos céus do Brasil e as primeiras imagens já começam a circular nas redes, mas seu brilho está deixando um pouco a desejar e já tem gente se questionando se “O Show de Leonard flopou”?

Se você não está familiarizado com o verbo “flopar”, aviso que não vai encontrá-lo no Aurélio (sim, imagino que você seja da época do Aurélio). Flopar na verdade é uma gíria, uma palavra adaptada do inglês “flop” e que significa dar fiasco, fracassar, decepcionar, broxar e coisas do gênero.

Leia também

Gráfico de curva da luz do cometa Leonard mostra que o brilho inicial mostrado em novembro acabou bastante reduzido em dezembro, e sua passagem acabou ficando abaixo das expectativas (Imagem: Cobs.si/Divulgação)

E parece que o Leonard realmente flopou, principalmente porque nossas expectativas pareciam muito otimistas para um cometa que não é tão grande assim. Esse otimismo foi provocado pelo brilho do cometa, que vinha aumentando acima do esperado até o final do mês de novembro. 

publicidade

No início de dezembro, seu aumento de brilho estancou, o que levantou a suspeita de que ele poderia estar se desintegrando. A suspeita não se confirmou, mas o cometa parece não ter se  recuperado e seu brilho agora vem evoluindo estritamente de acordo com as previsões.

Entretanto, na terça (14), o Cometa Leonard apresentou uma explosão de brilho passando da 4ª para a 2ª magnitude. Provavelmente essa explosão foi provocada pelo efeito do espalhamento frontal da luz solar, que já havia sido previsto anteriormente. 

Nada disso foi observado do Brasil, porque por aqui, as nuvens resolveram atrapalhar a visualização do fenômeno. Apenas a partir desta quinta (16) que as primeiras e belas imagens do Cometa Leonard, feitas no início da noite do Brasil, começaram a circular nas redes sociais.

E agora? O que esperar?

Bom, nossas expectativas mais otimistas não se confirmaram e provavelmente não se confirmarão. Agora, tudo o que podemos fazer é contemplar a passagem do cometa, mesmo que seja por telescópio ou binóculos. E torcer para que algo extraordinário aconteça para “acordar” de vez o Leonard. Além disso, mesmo que ele não seja tão exuberante quanto gostaríamos, o Cometa Leonard segue sendo o mais brilhante do ano.