A quarta temporada da série Cobra Kai, produzida pela Netflix, trará de volta o vilão Terry Silver – vivido mais uma vez por Thomas Ian Griffith -, 32 anos após sua primeira e última aparição em Karate Kid III: O Desafio Final, de 1989. Segundo o showrunner da série, Hayden Schlossberg, a ideia de fazer Silver voltar à franquia vinha de muito, muito antes.

Falando ao GameSpot, Schlossberg confessou que sempre gostou do personagem vivido por Griffith, e que desde antes de escrever o piloto para o primeiro episódio da produção, ele almejava contar com o personagem.

Leia também

“Nós amamos o personagem de Terry Silver, de Karate Kid III”, disse o showrunner. “Nós falamos sobre ele desde o começo de tudo, de antes de escrever o primeiro episódio. A gente só não sabia em que ponto ele poderia ser inserido nos primeiros dias [da série]. Não é como se disséssemos ‘Beleza, ele vai chegar na quarta temporada’. Você meio que tem que planejar as coisas a longo prazo. Sabíamos que queríamos nos divertir com esse personagem e que gostaríamos de dedicar o espaço certo na história para ele”.

publicidade

Segundo o cânone, Terry Silver é o fundador original da rede de dojos Cobra Kai, e serviu no exército americano junto de John Kreese (vivido também pelo ator original, Martin Kove), durante a Guerra do Vietnã – a filosofia combativa de “Atacar primeiro” das escolas de karatê da marca vem dele. Segundo Schlossberg, o personagem é o ponto alto de um filme que não é o melhor da franquia.

“Nós podemos explorar a loucura que é Terry Silver”, disse o executivo. “Nós sabemos que filmes como Karate Kid III e Rocky 4 na década de 1980 não foram considerados os sucessos de crítica assim como seus filmes originais. Mas nós éramos moleques na época em que os assistimos e, nessa idade, você não consegue evitar de se apaixonar por caras como Ivan Drago [antagonista de Rocky 4, vivido por Dolph Lundgren], ainda que isso seja meio ridículo. E Terry Silver meio que entra nessa categoria, nesta franquia”.

A comparação com Rocky 4 não vem à toa: segundo agregadores de críticas como o Rotten Tomatoes, a quarta iteração do boxeador vivido por Sylvester Stallone – ainda que um sucesso comercial – não passa de 44% de aprovação dos especialistas: muito disso se deu pela percepção que Rocky 4 teve, na época, de servir apenas como um “filme-propaganda” em favor dos EUA (1985, ano de lançamento, ainda estava vendo o fim da Guerra Fria contra a finada União Soviética, de onde o vilão Ivan Drago era natural).

Anos mais tarde, porém, Rocky 4 viria a se tornar um clássico cult para uma nova geração de cinéfilos. Para Schlossberg, guardadas as devidas proporções, a figura de Terry Silver passa pelo mesmo crivo hoje:

E também faz sentido o fato de que o planejamento para trazer Silver de volta não poderia ser considerado desde o primeiro episódio: Cobra Kai começou como uma série do YouTube Premium (antigo “YouTube Red”), que largou sua produção na segunda temporada antes de a Netflix adquirir os direitos após repetidas campanhas dos fãs nas redes sociais.

Do ponto de vista narrativo, é interessante mostrar Terry Silver em um período contemporâneo: ao contrário de John Kreese, esse vilão específico quase conseguiu trazer o pior lado de Daniel LaRusso (vivido por Ralph Macchio), quando este ainda era jovem. Agora um homem feito, a premissa de encarar, inesperadamente, um fantasma sádico do seu passado pode adicionar um tom mais concentrado ao enredo.

A quarta temporada de Cobra Kai tem estreia marcada na Netflix para 31 de dezembro de 2021.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!