Lembra do “bug do milênio”? Carros da Honda estão sofrendo algo igual em 2022

Proprietários de carros da Honda têm relatado na internet um bug que reseta a data no sistema de navegação para 1º de janeiro de 2002
Lucas Berredo06/01/2022 12h51, atualizada em 11/01/2022 11h19
Detalhe do símbolo da Honda em carro SUV
Stanislavskyi/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Qualquer um com mais de 30 anos se lembra do folclórico fenômeno do “bug do milênio”, um receio coletivo de que, na virada de 1999 para 2000, os computadores “zerassem” o calendário e entrassem em pane geral. O erro acabou não acontecendo, mas o conceito seguiu vivo. A ponto de se concretizar em 2022 no que tem sido chamado do bug “Y2K22” (bug do ano 2022), afetando especificamente os carros de Honda e Acura.

Segundo relatos de proprietários desses veículos, no primeiro dia do ano, a data no sistema de navegação da Honda (que detém as duas marcas) mudou automaticamente para 1º de janeiro de 2002. Dependendo do modelo ou da região em que o carro estava localizado, o horário também zerou para 12h, 2h ou 4h ou para algum dia aleatório de 2002.

A maior parte dos carros atingidos pela falha são mais antigos, como Pilot, Odyssey e CRV, da Honda, e MDX, RDX, CSX e TL, da Acura.

“O relógio do meu Honda CRV 2007 [se tornou] agora inútil em 2022”, relata o proprietário Sumner Hushing, em sua conta no Twitter. “Reseta para 2:00 MST [sigla para “horário padrão da montanha” ou UTC-7, um dos fusos principais no oeste dos Estados Unidos] em 01/01/2002 após cada inicialização. Isso é urgente. Milhares de nós estamos precisando de uma atualização de software!”

Em contato com o Olhar Digital, a Honda informou que as investigações sobre os incidentes estão em curso. Por enquanto, nenhum caso sobre o problema no Brasil veio à tona.

Bug semelhante atingiu servidor do Microsoft Exchange

No último fim de semana, um bug semelhante ao que atingiu os carros da Honda também paralisou o transporte de emails no Microsoft Exchange. No caso, o servidor da Microsoft sofreu uma falha no armazenamento de datas que limitava o valor de identificação temporal até “2.147.483.647”.

Como o valor mínimo das datas em 2022 é “2.201.010.001”, a ferramenta de escaneamento de malware travou e, com ela, o transporte de emails e mensagens. Ainda no dia 2, porém, a Microsoft divulgou uma solução.

Quanto à Honda, o bug parece ser diferente, uma vez que a resposta das concessionárias tem sido de que o problema será resolvido automaticamente até agosto desse ano.

Um proprietário de um carro Honda divulgou em publicação no domingo (2), no Reddit, uma dessas respostas do suporte ao cliente: “Lamentamos o problema que você está enfrentando com seu veículo. Encaminhamos o problema do relógio Navi para nossa equipe de engenharia e eles nos informaram que você enfrentará o problema de janeiro a agosto de 2022 e, em seguida, será automaticamente corrigido.”

É um pouco improvável que Honda e Acura forcem o proprietário do carro a esperar sete meses por uma correção no problema, portanto, em breve, a montadora japonesa deve lançar uma atualização no sistema de navegação para solucionar de vez o bug.

Imagem: Stanislavskyi/Shutterstock

Atualizado no dia 11 jan. 2021, às 11h20

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: