Qualquer um com mais de 30 anos se lembra do folclórico fenômeno do “bug do milênio”, um receio coletivo de que, na virada de 1999 para 2000, os computadores “zerassem” o calendário e entrassem em pane geral. O erro acabou não acontecendo, mas o conceito seguiu vivo. A ponto de se concretizar em 2022 no que tem sido chamado do bug “Y2K22” (bug do ano 2022), afetando especificamente os carros de Honda e Acura.
Segundo relatos de proprietários desses veículos, no primeiro dia do ano, a data no sistema de navegação da Honda (que detém as duas marcas) mudou automaticamente para 1º de janeiro de 2002. Dependendo do modelo ou da região em que o carro estava localizado, o horário também zerou para 12h, 2h ou 4h ou para algum dia aleatório de 2002.
A maior parte dos carros atingidos pela falha são mais antigos, como Pilot, Odyssey e CRV, da Honda, e MDX, RDX, CSX e TL, da Acura.
“O relógio do meu Honda CRV 2007 [se tornou] agora inútil em 2022”, relata o proprietário Sumner Hushing, em sua conta no Twitter. “Reseta para 2:00 MST [sigla para “horário padrão da montanha” ou UTC-7, um dos fusos principais no oeste dos Estados Unidos] em 01/01/2002 após cada inicialização. Isso é urgente. Milhares de nós estamos precisando de uma atualização de software!”
Em contato com o Olhar Digital, a Honda informou que as investigações sobre os incidentes estão em curso. Por enquanto, nenhum caso sobre o problema no Brasil veio à tona.
Bug semelhante atingiu servidor do Microsoft Exchange
No último fim de semana, um bug semelhante ao que atingiu os carros da Honda também paralisou o transporte de emails no Microsoft Exchange. No caso, o servidor da Microsoft sofreu uma falha no armazenamento de datas que limitava o valor de identificação temporal até “2.147.483.647”.
Como o valor mínimo das datas em 2022 é “2.201.010.001”, a ferramenta de escaneamento de malware travou e, com ela, o transporte de emails e mensagens. Ainda no dia 2, porém, a Microsoft divulgou uma solução.
Quanto à Honda, o bug parece ser diferente, uma vez que a resposta das concessionárias tem sido de que o problema será resolvido automaticamente até agosto desse ano.
Um proprietário de um carro Honda divulgou em publicação no domingo (2), no Reddit, uma dessas respostas do suporte ao cliente: “Lamentamos o problema que você está enfrentando com seu veículo. Encaminhamos o problema do relógio Navi para nossa equipe de engenharia e eles nos informaram que você enfrentará o problema de janeiro a agosto de 2022 e, em seguida, será automaticamente corrigido.”
É um pouco improvável que Honda e Acura forcem o proprietário do carro a esperar sete meses por uma correção no problema, portanto, em breve, a montadora japonesa deve lançar uma atualização no sistema de navegação para solucionar de vez o bug.
Imagem: Stanislavskyi/Shutterstock
Atualizado no dia 11 jan. 2021, às 11h20
Leia mais:
- Qualcomm anuncia acordos de fornecimento de chips para Volvo, Honda e Renault
- Websérie resgata os 50 anos de história da Honda no Brasil
- Prejuízo: carros congelam no meio do mar e chegam danificados à Rússia
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!