Nesta sexta-feira (7) o vulcão Wolf, um dos quatro ativos na Ilha Isabela, que fica no arquipélago de Galápagos, pertencente ao Equador, entrou em erupção pela primeira vez em sete anos. A última aconteceu em 2015, depois de 33 anos de inatividade.

Nas encostas do vulcão Wolf vivem exemplares raríssimos da iguana rosa, uma espécie de lagarto criticamente ameaçada de extinção. Segundo a agência de notícias AFP, até agosto de 2021, existiam somente 211 desses animais no local.

publicidade

De acordo com o Parque Nacional de Galápagos, a erupção começou por volta da meia-noite local (3h da madrugada, pelo horário de Brasília). Segundo o Instituto Geofísico de Quito, o vulcão de 1.707 metros de altura expeliu nuvens de gás e cinzas a quase 3.800 metros no ar, com fluxos de lava em suas encostas sul e sudeste.

Wolf é o vulcão mais alto de Galápagos e fica a cerca de 100 quilômetros do assentamento humano mais próximo.

publicidade

Leia mais:

Ilha Isabela, em Galápagos, é o santuário das iguanas rosa

Uma equipe de guardas florestais e cientistas que trabalham com as iguanas rosa confirmaram que as criaturas estão fora de perigo. Identificadas como espécie em 2009,  as Conolophus marthae, também chamadas de iguanas-terrestres-rosa-de-galápagos, habitam as encostas do vulcão Wolf ocupando uma área de 25 km quadrados e não são encontradas em nenhum outro lugar. Por isso, o local é conhecido como santuário das iguanas rosa.

publicidade
Ilha Isabela, em Galápagos, é conhecida como o santuário das iguanas rosa. Imagem: Parque Nacional de Galápagos

Localizadas no Pacífico a cerca de 1.000 km da costa do Equador, as Ilhas Galápagos são uma área de vida selvagem protegida que abriga espécies únicas de flora e fauna. Além das iguanas rosa, a área também abriga iguanas amarelas e as famosas tartarugas gigantes de Galápagos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!